A Prefeitura de Saquarema realizou na última quarta-feira, dia 19, dois importantes lançamentos de plataformas digitais que buscam o fomento econômico e o alinhamento de políticas públicas com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. Os eventos aconteceram na Pousada Espuma da Praia, em Itaúna.

O primeiro lançamento foi o da plataforma “Aqui Tem ODS”. Idealizado pela Secretaria Municipal de Governança e Sustentabilidade, como produto do Laboratório de Inovação em Sustentabilidade Aplicada, a plataforma funciona como um banco de boas práticas da gestão pública para reunir projetos que buscam o desenvolvimento local e regional com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Um dos objetivos é compartilhar experiências e o fortalecimento da cultura da sustentabilidade e da inovação no setor público.

“Mais do que um banco de projetos, a plataforma Aqui Tem ODS é um ecossistema de conhecimento e colaboração entre gestores, técnicos, servidores e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável de Saquarema e de outros municípios. A criação da plataforma é um desdobramento direto da premiação G20 Social, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, e dos Seminários Saquarema 2030, realizados pela Prefeitura com o objetivo de discutir caminhos para uma cidade mais sustentável, inovadora e preparada para os desafios do futuro. O evento reafirmou a importância do papel dos municípios na concretização dos ODS em nível local”, afirmou a Secretária Municipal de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres.

O objetivo da plataforma é valorizar e divulgar projetos de políticas públicas implementadas por municípios de todo o estado que contribuem para o alcance dos ODSs. Cada iniciativa cadastrada é mapeada, descrita e vinculada aos ODS correspondentes, permitindo uma leitura integrada das ações da gestão municipal e de como elas impactam positivamente a vida da população.

Para acessar e conhecer a plataforma, clique aqui.

Microempreendedorismo em alta

Já no turno da tarde, a Prefeitura fez o lançamento de outra plataforma virtual focada nos microempreendedores da cidade. O MEI de Saquá é uma ferramenta inovadora pensada para valorizar os microempreendedores individuais (MEI’s) da cidade, também fruto do Laboratório de Inovação em Sustentabilidade Aplicada. Mais que um site de catálogo, o MEI de Saquá é um ambiente de valorização do talento local, da criatividade e da dedicação de quem empreende em Saquarema.

Criado com o objetivo de incentivar um ambiente de negócios favorável aos microempreendedores, seja para quem quer começar, para quem está iniciando ou para quem já atua como MEI há mais tempo e deseja se fortalecer, se capacitar e atingir um maior potencial de clientes, a plataforma promove o fomento ao empreendedorismo, a valorização dos microempreendedores que muitas vezes enfrentam dificuldade em divulgar seus produtos ou serviços ou encontrar para quem vender, contribuindo para o aumento da longevidade dos pequenos negócios. Para conhecer a acessar a plataforma, clique aqui.

“Com o MEI de Saquá, a Prefeitura vai ajudar na divulgação e promoção dos microempreendedores de Saquarema, fortalecendo o eixo local de negócios, além de oferecer informações sobre produtos, serviços, contatos e canais de conexão com clientes. Vamos estimular, também, a formalização dos pequenos negócios, uma vez que a plataforma é exclusiva para MEI’s cadastrados e regularizados no município de Saquarema, criar novas oportunidades de crescimento para os MEI’s e fortalecer a economia local”, comemorou a Prefeita Lucimar Vidal.

Para poder ter os produtos e serviços divulgados na plataforma, o interessado deverá ser um MEI devidamente registrado do município. A Sala do Empreendedor da Prefeitura oferece todo o atendimento para o morador que deseja empreender na cidade, oferecendo apoio na regularização e formalização do negócio.

Soluções digitais para a população

Com as duas novas plataformas, Saquarema passa a fazer parte de um grupo seleto de cidades brasileiras que apostam em soluções digitais para promover a eficiência das soluções de governo para seus cidadãos. Todas essas ações buscam fortalecer a economia local, apostando no empreendedorismo como peça importante na geração de emprego e renda.

O lançamento da plataforma Aqui Tem ODS contou com a presença de Rayne Ferretti, Chefe do Escritório da ONU no Brasil; da coordenadora de programas do ONU-Habitat, Leta Vieira; e do diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga. Já o lançamento da plataforma Mei de Saquá contou com mesas de bate-papo, workshop sobre Marketing Digital e representantes da Sala do Empreendedor e do SEBRAE-RJ.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support