A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciou a distribuição das apostilas pedagógicas para os alunos da Rede Municipal de Educação do município. O material servirá para estudo de todos os alunos enquanto durar o período da pandemia no país.

A metodologia aplicada segue o disposto Deliberação CEE 376, de 23/03/2020, que orienta as Instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro sobre o desenvolvimento das atividades escolares não presenciais, em caráter de excepcionalidade e temporalidade, enquanto permanecerem as medidas de isolamento previstas pelas autoridades estaduais na prevenção e combate ao Coronavírus – COVID-19.

A Secretaria  Municipal de Educação e Cultura do Município de Saquarema, acatando o Decreto Municipal nº 1981 de 13 de março de 2020, que dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para a prevenção do Coronavírus no município, elaborou o seu Plano de Ação Pedagógica que dispõe sobre as orientações às unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino no desenvolvimento das atividades escolares não presenciais.

Cada escola ficará responsável pela elaboração de seu cronograma de entrega do material de estudo ao responsável, atendendo a todos os alunos efetivamente matriculados na rede pública municipal de ensino. Desta forma, todos os alunos dos diversos segmentos (Educação Infantil etapas I e II; Ensino Fundamental 1º ao 5º ano e 6º ao 9º; EJA Regular 1º ao 3º ano e EJA Fases IV a IX) receberão o novo material.

“Tivemos todo o cuidado de preparar um material com o conteúdo necessário para cada série e idade. Isso é uma novidade para todos: alunos, pais e professores. Estamos enfrentando a pandemia do Coronavírus, mas sem esquecer das ações voltadas à educação de nossos alunos”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Em caso de dúvidas do aluno, as escolas disponibilizarão um número para contato eletrônico no caso de eventuais esclarecimentos sobre o apostilado disponibilizado. As avaliações de rendimento serão realizadas presencialmente, após a liberação para o retorno às aulas.

“Todos os pais ou responsáveis poderão entrar em contato com as escolas. Estamos trabalhando para que surja o mínimo de dúvidas em nossa comunidade escolar. Nossos professores, coordenadores e orientadores estão preparados para ajudar os pais de nossos alunos”, informou a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Lucimar Pereira Vidal da Costa.