A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou o processo de demarcação das áreas ambientais do município. Importantes espaços para a preservação da vida silvestre, essas áreas são riquíssimas em variedades da flora e da fauna da Mata Atlântica, incluindo espécies em risco de extinção.

A ação de demarcação tem caráter preventivo e educativo. Lugares como as lagoas de Saquarema, Jaconé, Marrecas e Jacarepiá; a Área de Proteção Ambiental (APA) das Serras do Mato Grosso-Tingui-Castelhanas; a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Formigueiro-do-Litoral e demais unidades de conservação estaduais e áreas de preservação permanentes estão sendo identificadas, delimitadas e monitoradas pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e demais órgãos da Prefeitura. Nesta primeira etapa do processo, estão sendo instaladas 66 placas nas quatro unidades de conservação existentes.

O objetivo do projeto é ajudar a preservar melhor esses locais, conforme explica o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Saquarema, Gilmar Rocha de Magalhães: “A identificação de tais áreas com a colocação das placas servirá como informação e alerta, além de auxiliar na identificação desses espaços sensíveis pelas equipes de fiscalização. Invadir ou construir em área de proteção ambiental é crime previsto na legislação brasileira. O infrator está sujeito às penalidades previstas na Lei Federal 9.605/1998, Lei Estadual 3.467/2000 e Lei Municipal 1.055/2010. “Por isso é importante que, antes de adquirir e construir, o interessado procure a Prefeitura para obter informações sobre a área do loteamento ou terreno”, completa Gilmar Magalhães.

A preservação ambiental dessas áreas é de extrema importância para manutenção do equilíbrio ecológico de Saquarema. A conservação dos brejos, por exemplo, impede o alagamento de áreas próximas. A manutenção da cobertura florestal das Serras é igualmente fundamental para o regime de chuvas e conservação de fragmento tão importante de Mata Atlântica. Já a preservação das faixas marginais de proteção de lagoas e rios faz com que não haja despejo irregular de esgoto nos corpos hídricos e promove, através da recuperação da mata ciliar, a diminuição do risco de enchentes, deslizamentos, entre outros problemas gerados pela ocupação irregular das margens. Assim, preservar esses locais é fundamental para a boa qualidade de vida população.

Denúncias sobre irregularidades envolvendo as áreas de preservação ambiental em Saquarema podem ser feitas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo e-mail fisc.ambiental@saquarema.rj.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support