Visando a conscientização e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha “Outubro Verde”, com foco na prevenção e tratamento de casos de Sífilis e a Sífilis Congênita, a Prefeitura está disponibilizando testes rápidos gratuitos em todos os postos de saúde da cidade.

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), silenciosa, que pode ser grave e acomete uma parcela importante da população brasileira.  Ela é transmitida pelo contato sexual desprotegido ou pelo contato com sangue contaminado. Já a forma congênita é passada da mãe para o feto durante a gestação/parto de uma mulher com sífilis não tratada ou tratada de forma inadequada.

Muitas vezes, a Sífilis não apresenta sintomas evidentes, mas pode se tornar grave e causar complicações nos órgãos internos. Além disso, a infecção apresenta diferentes fases. A fase primária é caracterizada por uma ferida única e indolor, com bordas bem definidas e endurecidas. A fase secundária inicia-se após a cicatrização da úlcera – normalmente a lesão cicatriza sem nenhum tipo de intervenção. A fase terciária é caracterizada por destruição tecidual e pode afetar os sistemas cardiovascular, nervoso e ósseo.

Já na gestação, a sífilis pode provocar aborto, prematuridade e sequelas neurológicas, e causar a morte do recém-nascido. O pré-natal é importante para identificar a doença. Crianças nascidas de mães contaminadas são consideradas de potencial risco de contaminação, mesmo que as mães tenham recebido tratamento.

A detecção e o tratamento precoce são fundamentais para evitar a propagação da doença. Apesar de ser uma doença tratável e curável, ela não gera imunidade. Portanto, a pessoa pode se reinfectar caso tenha relações sexuais desprotegidas com uma pessoa infectada. O uso de preservativos em todas as relações sexuais e a realização regular de testes são medidas cruciais para um diagnóstico precoce. No caso da Sífilis Congênita, o diagnóstico antecipado e o tratamento adequado garantem um início de vida saudável para o recém-nascido. O tratamento é feito com uso de medicamento disponibilizado nas unidades de saúde, já os testes podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas seguintes unidades:

ESF Água Branca:  Estrada da Água Branca, s/n°, Água Branca

ESF Bacaxá:  Rua Alfredo Menezes, nº 980, Bacaxá

ESF Barra Nova: Av. Litorânea, s/n°, Barra Nova

ESF Barreira: Rua Capitão Nunes, 2601, Barreira

ESF Bicuiba: Estrada da Bicuiba, s/n°, Bicuiba

ESF Bonsucesso: Rua Armando Rodrigues, s/n°, Bonsucesso

ESF Jaconé: Rua 98 com 13, s/nº – Jaconé

ESF Jardim Ipitangas: Rua Teresópolis, esquina com a RJ 102 (Estrada de Praia Seca)

ESF Mombaça: Estrada da Mombaça, s/n°, Mombaça

ESF Palmital: Rua Antônio Gomes Machado Filho, s/n°, Palmital

ESF Rio D’Areia: Estrada Latino Melo, s/n°, Rio D’Areia

ESF Rio Mole: Rodovia Amaral Peixoto, km 58, Rio Mole

ESF Rio Seco: Rua Oliveira Viana, s/n°, Rio Seco

ESF Sampaio Corrêa: Rua Miguel Arcanjo Serafim, s/n, Basiléa (ao lado do Centro Municipal de Educação Jurandir da Silva Melo)

ESF Saquarema: Rua Ricardo Barbosa, 134, Centro

ESF Vilatur: Rua Praia Ponta de Itapajá, s/n°, Vilatur

UBS Engenho Grande: Estrada do Engenho Grande, s/nº, Engenho Grande

A Prefeitura também oferece atendimento no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que fica na Rua Waldir Macedo da Silva, 180, Casa 1, no Verde Vale, o programa contempla consultas e medicamentos gratuitos aos pacientes atendidos ou encaminhados por outros serviços de saúde do município.