Visando a conscientização e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha “Outubro Verde”, com foco na prevenção e tratamento de casos de Sífilis e a Sífilis Congênita, a Prefeitura está disponibilizando testes rápidos gratuitos em todos os postos de saúde da cidade.

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), silenciosa, que pode ser grave e acomete uma parcela importante da população brasileira.  Ela é transmitida pelo contato sexual desprotegido ou pelo contato com sangue contaminado. Já a forma congênita é passada da mãe para o feto durante a gestação/parto de uma mulher com sífilis não tratada ou tratada de forma inadequada.

Muitas vezes, a Sífilis não apresenta sintomas evidentes, mas pode se tornar grave e causar complicações nos órgãos internos. Além disso, a infecção apresenta diferentes fases. A fase primária é caracterizada por uma ferida única e indolor, com bordas bem definidas e endurecidas. A fase secundária inicia-se após a cicatrização da úlcera – normalmente a lesão cicatriza sem nenhum tipo de intervenção. A fase terciária é caracterizada por destruição tecidual e pode afetar os sistemas cardiovascular, nervoso e ósseo.

Já na gestação, a sífilis pode provocar aborto, prematuridade e sequelas neurológicas, e causar a morte do recém-nascido. O pré-natal é importante para identificar a doença. Crianças nascidas de mães contaminadas são consideradas de potencial risco de contaminação, mesmo que as mães tenham recebido tratamento.

A detecção e o tratamento precoce são fundamentais para evitar a propagação da doença. Apesar de ser uma doença tratável e curável, ela não gera imunidade. Portanto, a pessoa pode se reinfectar caso tenha relações sexuais desprotegidas com uma pessoa infectada. O uso de preservativos em todas as relações sexuais e a realização regular de testes são medidas cruciais para um diagnóstico precoce. No caso da Sífilis Congênita, o diagnóstico antecipado e o tratamento adequado garantem um início de vida saudável para o recém-nascido. O tratamento é feito com uso de medicamento disponibilizado nas unidades de saúde, já os testes podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas seguintes unidades:

ESF Água Branca:  Estrada da Água Branca, s/n°, Água Branca

ESF Bacaxá:  Rua Alfredo Menezes, nº 980, Bacaxá

ESF Barra Nova: Av. Litorânea, s/n°, Barra Nova

ESF Barreira: Rua Capitão Nunes, 2601, Barreira

ESF Bicuiba: Estrada da Bicuiba, s/n°, Bicuiba

ESF Bonsucesso: Rua Armando Rodrigues, s/n°, Bonsucesso

ESF Jaconé: Rua 98 com 13, s/nº – Jaconé

ESF Jardim Ipitangas: Rua Teresópolis, esquina com a RJ 102 (Estrada de Praia Seca)

ESF Mombaça: Estrada da Mombaça, s/n°, Mombaça

ESF Palmital: Rua Antônio Gomes Machado Filho, s/n°, Palmital

ESF Rio D’Areia: Estrada Latino Melo, s/n°, Rio D’Areia

ESF Rio Mole: Rodovia Amaral Peixoto, km 58, Rio Mole

ESF Rio Seco: Rua Oliveira Viana, s/n°, Rio Seco

ESF Sampaio Corrêa: Rua Miguel Arcanjo Serafim, s/n, Basiléa (ao lado do Centro Municipal de Educação Jurandir da Silva Melo)

ESF Saquarema: Rua Ricardo Barbosa, 134, Centro

ESF Vilatur: Rua Praia Ponta de Itapajá, s/n°, Vilatur

UBS Engenho Grande: Estrada do Engenho Grande, s/nº, Engenho Grande

A Prefeitura também oferece atendimento no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que fica na Rua Waldir Macedo da Silva, 180, Casa 1, no Verde Vale, o programa contempla consultas e medicamentos gratuitos aos pacientes atendidos ou encaminhados por outros serviços de saúde do município.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support