A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça feira, 05, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe e o Sarampo. Idealizada pelo Ministério da Saúde, a meta é imunizar 4,5 milhões de pessoas no país. A vacina imuniza contra os 3 subtipos de gripe que mais circulam no inverno e frequentemente infectam os humanos: A/H1N1, A/H3N2 E Influenza B. Para organizar e agilizar o atendimento, os grupos foram divididos.

No período de 05/04 a 30/04: A vacinação contra Influenza será nos idosos a partir de 60 anos com comprovação, trabalhadores de saúde do serviço público ou privado com comprovação.

No período de 02/05 a 03/06: A vacinação contra Influenza será em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo percurso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberação, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião, pois o imunizante usado sofre alterações em sua composição ao longo dos anos, acompanhando o cenário epidemiológico.

Onde se vacinar

Os postos de vacinação funcionam das 09h às 15h nas seguintes localidades: ESF Água Branca, ESF Bacaxá, ESF Barra Nova, ESF Barreira, ESF Bicuíba, ESF Bonsucesso, ESF Jaconé, Camis, ESF Mombaça, ESF Palmital, ESF Rio D’Areia, ESF Rio Mole, ESF Rio Seco, ESF Sampaio Corrêa e ESF Vilatur.

Contraindicações e Dia D

Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

Neste ano, a campanha de vacinação contra a Influenza e Sarampo terá o dia 30 de abril como Dia D. Nesta data, todos as unidades de saúde funcionarão em horário especial para atender ao maior número de moradores.