A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde inicia, nesta quarta-feira (23), a Campanha Regional de Multivacinação para atualização da caderneta da criança e adolescente. Responsáveis pelas crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias devem procurar as Unidades de Estratégia de Saúde da Família, de segunda a sexta, das 9h às 17h. No dia 02 de setembro, acontecerá o Dia D de vacinação, nas unidades de saúde. Neste dia, o atendimento será das 09h às 16h, exceto na UBS do Engenho Grande, onde o atendimento acontecerá das 09h às 12h. A campanha segue até o dia 15 de setembro.

Estarão disponíveis todas as vacinas dos calendários de vacinação da criança e do adolescente. São elas: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hep. B) ,Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, DTP (tríplice bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente ,dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto), Menigocócica ACWY.

A contraindicação da aplicação das vacinas só acontece nos casos de evolução de doenças agudas febris. O uso de antibióticos não interfere na aplicação da vacina. A maior parte das vacinas pode ser aplicada no mesmo dia. Os pais devem levar as cadernetas de vacinação, que serão avaliadas e as equipes definirão quais vacinas precisam de atualização.

As vacinas são seguras e recomendadas pelo Ministério da Saúde. A não vacinação pode favorecer o aumento de doenças que estavam controladas e o surgimento daquelas que já estavam eliminadas, como o sarampo.

Confira os locais de vacinação no “Dia D”

ESF Água Branca – Estrada da Água Branca, s/n°, Água Branca

ESF Bacaxá – Rua Alfredo Menezes, nº 980, Bacaxá

ESF Barra Nova – Av. Litorânea, s/n°, Barra Nova