A Prefeitura de Saquarema vai iniciar o cadastramento das pessoas com deficiência em todo o município. A ação é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Comunicação Social, feita por meio do projeto Sua Opinião Importa, e visa montar um panorama real das pessoas com deficiência no município.

A pesquisa está disponível no site da Prefeitura (clique aqui para acessar a pesquisa). Todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja física ou mental, além de seus responsáveis (pais, mães, cônjuges) poderão participar. No formulário, diversas questões serão abordadas, como acesso à saúde, educação, transporte e políticas públicas dos níveis municipal, estadual e federal.

“Com o cadastramento, a Prefeitura poderá direcionar ações e futuras melhorias para as pessoas com deficiência em toda a cidade. É muito importante que todos participem para termos um retrato real de como essas pessoas vivem e utilizam a cidade e os equipamentos públicos”, informou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Daniele Vignoli.

“É importante frisar que teremos questões relacionadas à saúde, ao social, mobilidade, dentre outros itens. Estamos dando um passo fundamental para formar um banco de dados robusto, que nos dê direcionamentos para a criação de políticas públicas cada vez mais inclusivas, voltadas à população com deficiência de Saquarema”, completou a Prefeita Manoela Peres.

Além do cadastro digital, as unidades dos CRAS, CREAS e CAIE também realizarão o cadastramento das pessoas que tiverem dúvidas ou dificuldades de acesso à plataforma on-line. Equipes estarão, de segunda a sexta-feira, das 09 às 16 horas, nos seguintes endereços:

Cras Raia: Rua Maria Ferreira, 36 – Raia

Cras Rio d’Areia:  Rua José Ferreira, s/n – Rio d’ Areia