A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Públicos, iniciou nesta terça-feira, 12, a substituição de 2900 pontos de iluminação pública na cidade. As lâmpadas, que são de vapor de sódio/metálico, estão sendo substituídas por luminárias de LED, que trazem muito mais eficiência e luminosidade.

As novas luminárias possuem potência de 150 wats de LED. Isso equivale à uma luminária de 400 wats de vapor de sódio/metálica. Desta forma, o ganho com a eficiência energética é maior, com uma iluminação mais potente.

A preocupação com o meio ambiente tem pautado as decisões da Prefeitura de Saquarema. O planejamento da iluminação pública da cidade é um destes itens que buscam melhorar a qualidade de vida da população. Para que se tenha uma ideia do impacto que uma lâmpada de sódio/mercúrio/vapor metálico, cada uma delas é responsável por emitir metais pesados na atmosfera e contaminar o solo após o seu descarte. Livres destes componentes, as lâmpadas de LED poluem menos o ambiente no momento do descarte e a quantidade de dióxido de carbono emitido na atmosfera é menor do que as lâmpadas convencionais.

Os serviços foram iniciados pela Avenida Saquarema. Ao todo, 8 equipes estão trabalhando para fazer a troca e instalação das novas luminárias. Nesta primeira etapa, as ruas Manoel Domingues dos Santos, Professor Souza, Avenida Saquarema, Beatriz Amaral, Heitor Bravo, Segisfredo Bravo, Adolfo Bravo, Dalila Bravo, Alfredo Menezes, Regociano de Oliveira, Rodovia Amaral Peixoto, Travessa Virginha Pessoa, Rua José Fidelis, Avenida Oceânica, Avenida Vila Mar, Rua das Garças, dos Robalos, Tenente Genésio, Frutuoso de Oliveira, Antenor Moreira, Santos Dumont, Praça de Alimentação, Norival Bravo, Barão de Saquarema, Coronel Madureira, Doutor Luiz Januario, Índio Sapuguaçu, Francisco Vignoli, Judite Neves, Alfredo Coutinho, Roberto da Silveira, Salgado Filho, Rua do DPO de Sampaio, Capitão Nunes, Beijo Amorim, Rosa Ferreira, Ernestina Bravo, Humberto Ferreira,
Nossa Senhora de Nazaré, 96 e Rua Treze receberão a nova iluminação em LED.

“Muito mais do que melhorar o sistema de iluminação pública nas principais vias da cidade, estamos tendo a oportunidade de ampliar o serviço para outros bairros. Iluminação representa segurança e qualidade de vida para a nossa população”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

As lâmpadas que estavam nestas ruas serão retirados e passarão por manutenção para serem implantados em ruas do município que ainda não possuem o sistema de iluminação pública. Desta forma, outros 2900 pontos que estavam sem iluminação passarão a contar com rede de iluminação pública nos próximos meses.