A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, inaugurou, nesta terça-feira (20/02), o segundo polo do programa Conexão do Futuro em Bacaxá, chegando a um total de cinco pela cidade. Com mais esse espaço, no Porto da Roça, serão oferecidas mais 10.774 vagas em diferentes cursos para crianças e adolescentes, fazendo com que o programa ultrapasse a marca de 40 mil atendimentos. A inauguração do polo Bacaxá II faz parte do projeto de expansão do Conexão do Futuro que, em 2024, pretende disponibilizar cerca de 47,5 mil vagas a mais de 7 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para participar, é necessário que o estudante não tenha notas inferiores à média escolar (sete) por mais de dois trimestres e que sua frequência às aulas seja superior a 75% do total do ano letivo. São oferecidos cursos de inglês, robótica, dança (balé, hip-hop e jazz), música, xadrez, esportes (jiu-jitsu, karatê e circuito funcional) e empreendedorismo, sempre no contraturno dos estudantes.

Cada um pode escolher entre duas e seis atividades, mas se irá realizar todas dependerá de seu desempenho na escola: aqueles que tiverem nota abaixo de sete em português e/ou matemática serão automaticamente direcionados para o respectivo reforço escolar. Chamado de Conexão+, esse reforço é mantido em paralelo aos cursos eletivos, pois só são acionados sob demanda – por isso há mais vagas do que o total do número de escolhas que os estudantes podem fazer.

“Temos muito orgulho do Conexão do Futuro, pois é um programa capaz de transformar vidas. Ter alunos da nossa rede municipal em cursos sofisticados, como robótica e empreendedorismo, é dar a eles uma oportunidade que mesmo grandes centros urbanos não oferecem e que pode, no futuro, ser um diferencial para eles como profissionais”, afirma a prefeita Manoela Peres.

Os principais destaques da expansão ficam justamente por conta do curso de empreendedorismo, que passará a ser ministrado aos alunos do 9º ano, bem como o curso de xadrez, que será levado para todos os polos, com grande crescimento na oferta de vagas. A expectativa é de que, até janeiro de 2025, 100% dos estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal possam cursar todas as atividades desenvolvidas.

Até agora, o Conexão do Futuro já contava com aproximadamente 30 mil vagas à disposição dos alunos da rede pública de Saquarema. Além dos cursos mencionados acima, há ainda o de criatividade digital, que não abrirá no momento para novas matrículas. Outros dois polos estão em fase de finalização: o Jaconé II e o Saquarema II, completando a expansão prevista para 2024. Com isso, o programa chegará a um total de sete unidades: duas em Saquarema, duas em Bacaxá, duas em Jaconé e uma em Sampaio Corrêa.

“Nosso objetivo é, cada vez mais, destacar Saquarema como exemplo na oferta de uma educação de qualidade e diversa, trazendo para nossas crianças e adolescentes uma gama de atividades que ampliem seu conhecimento”, ressalta o Secretário Municipal de Educação, Antonio Peres.

O horário dos cursos no período da manhã é de 8h às 11h30 e, à tarde, de 13h às 16h30. As inscrições devem ser feitas pelo responsável, na secretaria da escola em que o estudante estiver matriculado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support