A Prefeitura de Saquarema inaugurou nesta terça-feira, 19, a sede da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais. O espaço, que funciona na Rua 7, esquina com a 13, em Jaconé, está aberto de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. A nova sede conta com espaços administrativos e de atendimento ao público e consultório veterinário. Além disso, abriga toda a estrutura da Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES) “Castramóvel”, no âmbito do Programa de Controle Ético de Natalidade de Cães e Gatos de Saquarema.

Durante a cerimônia de inauguração, a Prefeita Manoela Peres e a Secretária Municipal dos Direitos dos Animais, Adriana de Vander, entregaram as primeiras unidades do cartão SaquaPet. O benefício é destinado aos protetores de animais cadastrados no município, que receberão, mensalmente, uma ajuda que será utilizada em pet shops, casas de ração e agropecuárias da cidade.

“Estou muito feliz de participar deste momento histórico na nossa cidade. Nunca houve uma gestão tão atenta à causa animal como esta. Quero agradecer, também, à minha equipe de trabalho, que está empenhada para criar e executar políticas públicas voltadas à saúde e ao bem estar dos animais da nossa cidade”, afirmou Adriana de Vander, Secretária Municipal dos Direitos dos Animais.

“Hoje, estamos atendendo uma demanda antiga de muitos protetores da nossa cidade. Com o Cartão SaquaPet, os protetores poderão cuidar dos animais com muito mais estrutura. Os valores só poderão ser gastos em locais cadastrados junto ao banco social para operacionalizar o projeto. Atualmente, 32 estabelecimentos da cidade estão aptos a receber pagamentos com o cartão”, completou a Prefeita Manoela Peres.

Consultório Veterinário

A nova sede da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais conta com um consultório veterinário completo para atendimento dos pets da cidade. A estrutura conta com recepção e sala de espera e 1 consultório. Toda a estrutura é climatizada, informatizada e operacionalizada com 6 médicos veterinários em esquema de plantão. Além da estrutura física, uma equipe de veterinários continuará realizando o atendimento domiciliar aos protetores de animais cadastrados na Secretaria.

Por falar em consultório, a Secretária Adriana de Vander anunciou o andamento das obras da nova Clínica Veterinária Municipal, em Sampaio Corrêa. A nova estrutura contará com 1 recepção, 1 sala de esterilização, 2 consultórios, 1 centro cirúrgico, 1 sala de pré-operatório, 1 sala de esterilização, 1 sala de paramentação, espaço de expurgo e banheiro com acessibilidade. “Buscando dar mais condições de atendimento, tivemos que fechar, provisoriamente, a unidade de Sampaio Corrêa. As obras estão na fase final e a estrutura será muito maior do que era oferecida antes. Em poucas semanas, iremos inaugurar a nova Clínica Veterinária de Sampaio Corrêa, que será um modelo de atendimento para toda a região”, comemorou Adriana.

Castramóvel

Durante a cerimônia, as equipes da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais anunciaram o funcionamento da Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES) “Castramóvel”. A estrutura já está em operação, atendendo a população e os protetores que fizeram o pré-cadastro para a castração dos animais.

Os técnicos da SMDA estão realizando o processo de triagem dos animais a serem esterilizados, juntamente com a classificação socioeconômica dos tutores. Já os animais errantes (animais abandonados e sem donos) poderão ser atendidos pela UMEES/Castramóvel a partir do momento que um tutor se responsabilize pelo animal, concorde com o ato cirúrgico e assine um Termo de Responsabilidade.

A unidade funcionará de forma volante, nos bairros da cidade, de acordo com cronograma a ser elaborado pela Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais.