A Prefeitura de Saquarema inaugurou, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, na segunda-feira, 19 de fevereiro, a Creche Osvaldo da Silva Lima, localizada no bairro de Bonsucesso. Estiveram presentes ao evento a Prefeita Manoela Peres; o Secretário de Educação, Antonio Peres; o deputado estadual Dr. Pedro Ricardo, entre outras autoridades municipais e lideranças, além de funcionários da unidade, pais e crianças beneficiados com a entrega.

A nova creche amplia a oferta de vagas para a educação infantil na cidade, disponibilizando mais 100 novas vagas a crianças de seis meses a três anos de vida, trazendo um ambiente seguro, equipado e acolhedor, além de levar mais conforto e uma melhor oportunidade de educação para as crianças do bairro.

Inspirada em modelos de sucesso adotados pelo Brasil, esta é a segunda creche inaugurada pela Prefeitura em duas semanas. A primeira foi a Creche Tia Elda, no bairro do Asfalto Velho, em 05/02. Ambas compõem um total de 15 novas unidades voltadas para Educação Infantil que estão sendo inauguradas pela Prefeitura para este ano letivo.

“Uma creche como essa inaugurada hoje atende a 100 novas crianças, mas não apenas a elas; atende também a 100 famílias, em que os pais e mães estão tendo novas oportunidades para voltar ao mercado de trabalho ou aos estudos. Tudo isso com a certeza de que seus filhos estão no lugar certo, sendo bem cuidadas, acolhidas, com professores e profissionais capacitados”, afirma a Prefeita Manoela.

Escolhido para nomear a creche, Osvaldo da Silva Lima foi uma grande liderança no bairro de Bonsucesso, tendo sido pai de 22 filhos e avô de 50 netos. O Secretário Municipal de Educação, Antonio Peres, fez uma homenagem póstuma a ele e aos seus parentes presentes:

“Osvaldo foi marcante para todos que os conheceram. Sei que ele está bem homenageado aqui porque seu nome estará sempre ao lado das crianças, como se estivesse acompanhando seu desenvolvimento com todo o cuidado, carinho, com a alimentação que precisam, com o material escolar adequado, com uniforme. Nosso projeto é fazer a diferença na vida das pessoas pela educação, pois a educação transforma vidas”, destacou Peres.

Sobre a nova unidade

Localizada na Estrada de Bonsucesso, n° 82, ao lado da praça do bairro, a creche conta com quase 840 m² de área construída, cinco salas de aula, sala multiuso, lavanderia, cozinha, refeitório, banheiros, fraldário, lactário, salas administrativas, área de lazer e jardins sensoriais.

A população de Saquarema conta, atualmente, com 14 creches e 20 casas creche municipais, além de 11 escolas municipais que dispõem de salas para atendimento aos alunos em idade de creche. Das 45 unidades de educação infantil existentes, 38 foram inauguradas, reinauguradas ou revitalizadas nos últimos sete anos. Outras três creches estão em fase adiantada de construção, nos bairros de Jardim Ipitangas, Jaconé e Rio D’Areia.