Na última quinta-feira, dia 9 de maio, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, reinaugurou as novas instalações do Lar dos Idosos, agora batizado em homenagem a Manoel Alves Figueiredo. Instituição de Longa Permanência para Idosos mantida pela Prefeitura, o espaço é um dos poucos do tipo em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Visando proporcionar o máximo de conforto e qualidade de vida aos residentes, a nova unidade conta com seis dormitórios, todos equipados com suíte, além de espaços como salas administrativas, refeitório, sala de enfermagem, sala para atendimento médico, área de isolamento e sala multiuso, que recebeu o nome de Dona Amara, esposa do homenageado. No espaço multiuso, os idosos poderão participar de diversas atividades lúdicas, além de oficinas culturais e artesanais. Todos os espaços também possuem climatização, com aparelhos de ar condicionado.

Um dos pontos altos das novas instalações é a preocupação com a acessibilidade, garantindo que todos os espaços sejam completamente adaptados para atender às necessidades dos idosos, promovendo assim um ambiente inclusivo e seguro para todos. O Lar dos Idosos também conta com uma equipe de profissionais altamente capacitada e qualificada. O local conta com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, psicólogo, assistente social, dentre outros.

Além disso, o Lar dos Idosos – Manoel Alves Figueiredo, agora oferece uma série de novos espaços e atividades, como uma academia especialmente projetada para atender às necessidades físicas dos idosos, lavanderia e área de descanso para os funcionários da unidade.

“Nossos vovôs e vovós agora vão ter muito mais conforto e qualidade de vida em um lugar todo equipado e preparado para atender suas necessidades. Tem espaço para eles fazerem os exercícios físicos, as atividades que eles preferirem, quartos e banheiros pensados para acomodar a todos da melhor maneira possível, entre muitas outras comodidades para garantir o conforto e o bem estar dos nossos idosos. Eu tenho certeza que aqui eles vão ser muito bem cuidados” – disse a Prefeita, Manoela Peres.

O Lar dos Idosos – Manoel Alves Figueiredo está localizado na Rua Umbelina Simões, 101, no Porto da Roça. O novo espaço representa não apenas um prédio renovado, mas o compromisso da Prefeitura em garantir o bem-estar e a dignidade daqueles que já tanto contribuíram para o desenvolvimento do de Saquarema.