A Saúde de Saquarema ganhou um espaço muito especial para atendimento à Pessoa com Deficiência (PcD) física ou intelectual. O Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho da Silva foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (4), e a cerimônia de entrega da unidade reuniu o grupo de Pais Eficientes de Saquarema, crianças e jovens que serão usuários do Centro, autoridades municipais e a população que prestigiou mais uma grande conquista para a cidade.

Localizado na Travessa do Ingá, 79, bairro Gravatá, o Centro Municipal é considerado do tipo II, segundo o Ministério da Saúde, já que possui especialidades de serviços de reabilitação para deficientes físicos e intelectuais. A unidade foi criada para auxiliar no cuidado e na habilitação/reabilitação. Para isso, são preparados, considerando as principais necessidades e especificidades de cada usuário, um conjunto de medidas, ações e serviços para desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e desempenho de todos, com o objetivo de desenvolver potencialidades, habilidades e aptidões, que contribuam para a conquista da autonomia e participação social em igualdade de condições e oportunidades.

Uma equipe profissional multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, dentre outros, realizará os atendimentos em espaços com estrutura adaptada e acessível, ambientes seguros, aconchegantes, práticos e funcionais, com equipamentos novos e modernos, garantindo eficiência e qualidade no tratamento e desenvolvimento dos usuários. Na triagem na unidade, será elaborado um plano terapêutico que proporcione melhor qualidade de vida e ofereça um tratamento especializado para os jovens que serão atendidos no local.

Na ocasião, a Prefeita Manoela Peres destacou a importância e cuidado que cada paciente receberá na unidade. “Vamos oferecer aqui, de forma completamente gratuita, atendimentos e terapias que são de extrema importância para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças que possuem algum tipo de deficiência. Tenho a certeza de que este equipamento não será somente de saúde, como também de cuidado, respeito, atenção e carinho.”, concluiu.

A coordenadora do Grupo de Pais Eficientes de Saquarema, Betúvia Filgueira, aponta a importância do atendimento às crianças e aos pais. “Agora, o sonho de todas as mães e pais eficientes de Saquarema se tornou realidade. Com o Centro Municipal de Reabilitação, podemos enriquecer o tratamento de nossos filhos especiais, além de também ter um espaço para cuidar de nossa autoestima. Estou muito feliz em poder fazer parte desse projeto.”

A Prefeitura de Saquarema reconhece a grande oportunidade e responsabilidade de oferecer mais um importante equipamento de saúde ao município e agradece a honra do empréstimo do nome da Professora Dilma Coutinho da Silva em homenagem póstuma e o empenho e dedicação de cada funcionário que trabalhou e irá trabalhar na unidade.

Professora Dilma Coutinho da Silva

O Centro Municipal de Reabilitação recebeu o nome de uma mulher forte, guerreira, batalhadora e incansável. A Professora Dilma Coutinho da Silva nasceu em Saquarema em 23/12/1952, e foi, desde criança, obediente, responsável e estudiosa. Aos 17 anos formou-se professora do ensino fundamental e sempre foi muito querida e dedicada aos alunos. Casou se com Ruy Gouveia Simas, um dos mais antigos carteiros de Saquarema, e tiveram 2 filhas: Renata e Camila.

Em 1992, ela sofreu um acidente de carro no Morro da Cruz, deixando-a tetraplégica. Mesmo na cadeira de rodas, em nenhum momento perdeu sua garra e alegria de viver. Muitas vezes, sentindo dores, ela se esforçava para se mostrar bem, animada e prestativa.

Dilma trabalhou como voluntária na APAE Bacaxá. Ela cultivava um grande carinho pelas crianças. Em casa, fazia seu plano de aula com todo amor que sempre esteve presente nela, de forma solícita e dedicada. A Prefeitura de Saquarema presta homenagem póstuma a esta pessoa tão querida e tão importante para a nossa cidade.