A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, inaugurou nesta segunda-feira, 26, a ampliação dos polos do programa Conexão do Futuro em todo o município. As unidades espalhadas pela cidade ganharam novas salas que permitirão a ampliação das disciplinas oferecidas gratuitamente aos alunos. A cerimônia foi realizada na Rua Gelcílio Machado, em Bacaxá.

A partir da inauguração do Polo Tecnológico, o programa Conexão do Futuro agora oferece 13.500 vagas em cursos na modalidade de Xadrez, Aulas de Música (teclado e violão), Robótica, Computação Avançada, Inglês, Jiu-Jitsu, Karatê, Balé, Jazz, Hip-Hop e Circuito Funcional. Uma Sala YouTuber foi criada com toda a estrutura necessária para a formação dos alunos no ramo do streaming e audiovisual.

“O nosso objetivo é dar oportunidades para que os jovens, por intermédio da tecnologia, possam mudar suas vidas e o mundo ao seu redor. Estou muito feliz e sei que Saquarema só tem a ganhar ao investir no futuro!”, afirmou o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Antonio Peres Alves.

“É um orgulho enorme mostrar isso tudo pra vocês e oferecer toda essa estrutura para os nossos alunos. Além de todas as atividades que já acontecem no Conexão do Futuro, agora teremos também aulas de música, xadrez e um estúdio para YouTuber. Eu tenho certeza de que as crianças vão aproveitar muito essas novidades! Só a educação constrói e transforma vidas!”, comemorou a Prefeita Manoela Peres.

Voltado para alunos do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, o programa idealizado pela Secretaria Municipal de Educação visa o engajamento dos estudantes para que desenvolvam novas competências, além da articulação de diversas experiências educativas que os alunos possam vivenciar dentro e fora do contexto escolar. Realizados no contraturno escolar, possui o objetivo de ampliar o tempo de ensino por meio de atividades voltadas para conhecimentos tecnológicos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural.

Podem participar alunos do 4° ao 9° ano e que estejam matriculados em qualquer unidade escolar da Rede Pública Municipal de Ensino. As inscrições devem ser feitas pelo responsável, na secretaria da escola na qual o aluno estiver matriculado.