Nesta quinta-feira, 13 de julho, a Prefeita Manoela recebeu em seu gabinete representantes da Prefeitura de Silva Jardim para a apresentação de uma ferramenta de Inteligência Artificial que vem sendo utilizada no município vizinho.

Durante o encontro, a equipe da Secretaria de Fazenda de Silva Jardim explicou o funcionamento do programa focado na prestação de serviços à população. A plataforma, que funciona como canal de diálogo com o cidadão para atender suas demandas, visa dar mais conforto ao cidadão, transparência, impessoalidade e celeridade nos processos administrativos.

A Silvia, nome dado à inteligência artificial de Silva Jardim, trata-se de um chatbot desenvolvido para oferecer atendimento imediato às respostas dos cidadãos. A assistente virtual funciona por meio da computação cognitiva, de forma muito simples e intuitiva, através de perguntas e informações fornecidas pelo usuário sobre o assunto que gostaria de tratar com a administração pública.

“Depois que implantamos a Silvia na Secretaria de Fazenda, nossos processos passaram a andar mais rápido. Nossos contribuintes perceberam a diferença no serviço, que passou a ser oferecido de forma mais célere e cômoda, visto que o cidadão não precisa mais ir à Prefeitura para resolver diversos assuntos tributários e fiscais. Agora, estamos querendo ampliar a Silvia para outras secretarias da gestão municipal”, afirmou o Secretário Municipal de Fazenda, Leandro Antunes.

Depois de acessar o aplicativo, um campo de busca aparecerá solicitando ao cidadão que ele digite o número correspondente às opções apresentadas pela assistente virtual. Em seguida, basta clicar no espaço para habilitar o contato e pronto, já será possível utilizar a inteligência artificial.

Por meio da computação cognitiva, o cidadão poderá interagir com o programa para que ele consiga aprender quais são suas necessidades e consiga até mesmo antecipá-las. O processo de aprendizado e interação acontece em tempo real e de forma mútua. Quanto mais informações o cidadão passar, mais a assistente virtual saberá sobre ele, e conseguirá antecipar seus desejos.

“Essa troca de experiências e cases de sucesso é importante para conhecermos ferramentas que estão dando certo em outros municípios. Nossos técnicos e secretários puderam conhecer a Silvia e as facilidades que ela traz para o cidadão de Silva Jardim. Queremos implantar essa tecnologia aqui em Saquarema para agilizar o dia a dia do nosso cidadão que necessita de serviços da Prefeitura”, concluiu a Prefeita Manoela Peres.