Nesta quinta-feira, 13 de julho, a Prefeita Manoela recebeu em seu gabinete representantes da Prefeitura de Silva Jardim para a apresentação de uma ferramenta de Inteligência Artificial que vem sendo utilizada no município vizinho.

Durante o encontro, a equipe da Secretaria de Fazenda de Silva Jardim explicou o funcionamento do programa focado na prestação de serviços à população. A plataforma, que funciona como canal de diálogo com o cidadão para atender suas demandas, visa dar mais conforto ao cidadão, transparência, impessoalidade e celeridade nos processos administrativos.

A Silvia, nome dado à inteligência artificial de Silva Jardim, trata-se de um chatbot desenvolvido para oferecer atendimento imediato às respostas dos cidadãos. A assistente virtual funciona por meio da computação cognitiva, de forma muito simples e intuitiva, através de perguntas e informações fornecidas pelo usuário sobre o assunto que gostaria de tratar com a administração pública.

“Depois que implantamos a Silvia na Secretaria de Fazenda, nossos processos passaram a andar mais rápido. Nossos contribuintes perceberam a diferença no serviço, que passou a ser oferecido de forma mais célere e cômoda, visto que o cidadão não precisa mais ir à Prefeitura para resolver diversos assuntos tributários e fiscais. Agora, estamos querendo ampliar a Silvia para outras secretarias da gestão municipal”, afirmou o Secretário Municipal de Fazenda, Leandro Antunes.

Depois de acessar o aplicativo, um campo de busca aparecerá solicitando ao cidadão que ele digite o número correspondente às opções apresentadas pela assistente virtual. Em seguida, basta clicar no espaço para habilitar o contato e pronto, já será possível utilizar a inteligência artificial.

Por meio da computação cognitiva, o cidadão poderá interagir com o programa para que ele consiga aprender quais são suas necessidades e consiga até mesmo antecipá-las. O processo de aprendizado e interação acontece em tempo real e de forma mútua. Quanto mais informações o cidadão passar, mais a assistente virtual saberá sobre ele, e conseguirá antecipar seus desejos.

“Essa troca de experiências e cases de sucesso é importante para conhecermos ferramentas que estão dando certo em outros municípios. Nossos técnicos e secretários puderam conhecer a Silvia e as facilidades que ela traz para o cidadão de Silva Jardim. Queremos implantar essa tecnologia aqui em Saquarema para agilizar o dia a dia do nosso cidadão que necessita de serviços da Prefeitura”, concluiu a Prefeita Manoela Peres.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support