Com o objetivo de facilitar o transporte dos pacientes do Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho da Silva, na manhã desta quarta-feira (07/08) a Prefeitura de Saquarema entregou um novo e moderno ônibus aos pacientes e funcionários do Centro Municipal. O veículo, adaptado às necessidades especiais das crianças e adolescentes, simplificará a locomoção dos jovens e familiares que precisavam desse auxílio.

Na ocasião, a Prefeita Manoela Peres afirmou que facilitar a vida das mães dos pacientes é mais um sonho realizado. “Hoje nós conseguimos presentear essas mães com um ônibus. A vida delas é um exemplo de persistência e determinação, então eu sou muito grata por poder ajudá-las”, declarou a Prefeita. Além disso, comentou sobre o sucesso do local: “O Centro de Reabilitação oferece de forma gratuita terapias e atendimentos extremamente necessários para o desenvolvimento desses jovens”.

Localizado na Travessa do Ingá, 79, bairro Gravatá, o Centro Municipal possui especialidades de serviços de reabilitação para deficientes físicos e intelectuais. Ele atende, atualmente, cerca de 400 crianças e adolescentes do município.

A unidade foi criada para auxiliar no cuidado e na habilitação/reabilitação. Para isso, são preparados, considerando as principais necessidades e especificidades de cada usuário, um conjunto de medidas, ações e serviços para desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e desempenho de todos, com o objetivo de desenvolver potencialidades, habilidades e aptidões, que contribuam para a conquista da autonomia e participação social em igualdade de condições e oportunidades.

Uma equipe profissional multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, dentre outros, realiza os atendimentos em espaços com estrutura adaptada e acessível, ambientes seguros, aconchegantes, práticos e funcionais, com equipamentos novos e modernos, garantindo eficiência e qualidade no tratamento e desenvolvimento dos usuários. Na triagem na unidade, é elaborado um plano terapêutico que proporciona melhor qualidade de vida e oferece um tratamento especializado para os jovens que são atendidos no local.