Na primeira semana do Vivo Rio Pro apresentado por Corona, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, surfistas e organizações ambientais sem fins lucrativos uniram forças com a WSL One Ocean para tomar medidas imediatas para proteger e conservar Saquarema uma das áreas de surfe mais emblemáticas do Brasil.

O Programa de Reservas de Surf do Brasil, iniciativa concebida por especialistas em surf e conservação para criar reservas de surf ao longo dos mais de 8 mil quilômetros de costa brasileira e das doações da WSL PURE e Corona com os parceiros regionais Conservation International-Brazil (CI-Brazil) e O Instituto APRENDER Ecologia visa proteger e conservar os principais ecossistemas de surf no município.

Entre as ações desenvolvidas no programa, alunos da rede municipal de educação aprenderam sobre a importância da lagoa e dos ecossistemas do entorno para a preservação deste pico de surfe mundialmente conhecido e plantaram mudas nativas na restinga, um ecossistema crítico que ajuda a ancorar as dunas de areia e prevenir a erosão da praia. Outra ação realizada com voluntários e surfistas foi a limpeza da lagoa e de manguezais, onde foram recolhidos 30 quilos de lixo e 20 mudas foram plantadas para ajudar a conservar e restaurar essas áreas importantes. “Estamos muito felizes em poder contar com a WSL e a Corona como parceiras no desenvolvimento de ações ambientais em Saquarema. Ter em nosso município o Programa Reservas Brasileiras de Surf irá proteger, conservar e auxiliar no desenvolvimento sustentável de nossas áreas marinhas e costeiras críticas” disse o Secretário de Meio Ambiente, Gilmar Rocha de Magalhães.

Ainda com o apoio da Prefeitura, da WSL Pure e Corona, um projeto piloto visando uma solução experimental de barreira ecológica para conter a poluição nos rios será implementado em Saquarema. As barreiras são construídas com galões flutuantes que impedem a passagem de detritos plásticos e garantem a livre passagem de água e peixes. A poluição plástica será separada para processamento e reciclagem. Esta solução tem o potencial de remover toneladas de plástico dos rios que, de outra forma, acabariam no oceano.

O evento também serviu para sediar a primeira reunião do conselho estratégico do Brazilian Surf Reserve Program, formado por especialistas em surf como Carlos Burle, Claudinha Gonçalves, Bruno Bocayuva e Érica Prado. Esse grupo será fundamental para avançar nos próximos passos para oficializar a candidatura de Saquarema como uma reserva mundial de surf.

Programa Reservas Brasileiras de Surf

Saquarema, Guarda do Embaú, Itamambuca são alguns exemplos entre centenas de lugares no Brasil onde ocorre a união perfeita entre ondas de alta qualidade para o surfe e ecossistemas costeiros e marinhos ricos em biodiversidade e relevantes para as economias locais. Por exemplo, estudos econômicos estimam que um surf break com boas ondas pode gerar até US$ 18 milhões por ano para as economias locais, gerando centenas de empregos e sustentando milhares de pessoas – um grande ganho tanto para a natureza quanto para o desenvolvimento econômico. A abordagem de gestão da Surf Conservation Partnership é impulsionada pela ciência e liderada por um processo inclusivo que abrange todas as comunidades interessadas.

O Programa Brazilian Surf Reserves tem como objetivo criar Reservas de Surf para proteger ondas emblemáticas e contribuir para a conservação e desenvolvimento sustentável da costa brasileira, através do engajamento da comunidade alvo na proteção e uso sustentável dos ecossistemas costeiros e marinhos ligados à cultura do surf.

Essas áreas são definidas pelas comunidades locais, reconhecidas nacionalmente e destinadas à valorização e conservação dos ecossistemas do surf. Assim, enquanto os surfistas protegem os lugares que amam, dos quais muitas pessoas dependem economicamente, nós promovemos a conservação dos oceanos com o apoio da sociedade local. Os critérios para o reconhecimento das reservas de surf incluem qualidade das ondas, cultura e história do surf, importância para a conservação da biodiversidade, características socioeconômicas e engajamento da comunidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support