Que tal salvar vidas com o seu sangue? No dia 01 de setembro, você terá esta oportunidade! A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o HemoRio, realizará uma campanha de doação de sangue. Localizada no Centro de Convivência, em Itaúna, as equipes realizarão as coletas das 10 às 15 horas. Com o tema “divida o amor que corre em suas veias #SejaSangueBom”, o foco é conscientizar a população sobre a importância da doação pública de sangue. Além de ser um ato de amor, a doação de sangue representa um ato de humanidade e uma nova oportunidade de vida para várias pessoas.

Esta será a primeira coleta pública de sangue no município. Todas as doações serão direcionadas ao HemoRio, que é o banco de sangue público do Estado do Rio de Janeiro. Parte do material coletado retornará para Saquarema, ficando a disposição para utilização nas unidades municipais de saúde.

“Normalmente, o município recebe campanhas particulares, realizadas por clínicas ou laboratórios. O sangue coletado fica nestes locais que, depois, enviam para unidades particulares. A campanha da Prefeitura e do HemoRio é pública e todo o sangue será destinado às unidades de saúde do município e da região”, afirmou a hematologista da Secretaria Municipal de Saúde, Magda Salles.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

“A doação de sangue é um ato de amor e humanidade. Cada pessoa doa, em média, 450 ml de sangue por doação. Menos de meio litro que pode salvar até quatro vidas! Por isso é muito importante o engajamento de toda a nossa população para o sucesso desta campanha”, completou a Prefeita Manoela Peres.

Durante a campanha, 130 bolsas de sangue serão disponibilizadas para a coleta em Saquarema. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, outras etapas de doação do HemoRio poderão ser realizadas na cidade, ainda nos próximos meses.

O Centro de Convivência está localizado na Avenida Vilamar, 677, Itaúna.