A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou no dia 02/03, sexta-feira, o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na ARIE Formigueiro do Litoral, em Jaconé. A área, criada por decreto no ano de 2008 e que contou grande apoio da população do bairro, sofreu uma queimada no ano passado.

A ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) ganhou o nome ‘Formigueiro do Litoral’ devido à presença do pássaro Formicivora littoralis, considerada a única espécie de ave endêmica de restinga em todo o litoral do Brasil, estando ameaçada nos níveis global, nacional e regional.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou o trabalho de recuperação da área em 29/09/2017, com o cercamento e a instalação de placas indicativas no local. Durante o plantio da semana passada, aproximadamente 100 mudas de aroeira foram plantadas na área, compreendida entre as ruas 82 e 85. A primeira etapa do plantio contou com apoio de técnicos das secretarias de Obras e Urbanismo, Transporte e Serviços Públicos e Agricultura, Abastecimento e Pesca. Todas as mudas foram cultivadas no Horto Municipal, em Sampaio Corrêa.

Com características de área de uso sustentável, a ARIE atua no microclima da região, colaborando com a melhoria da qualidade do ar e regulação da temperatura, impactando positivamente no bem-estar da população do entorno. Além disso, a ARIE atua na reconstrução das áreas de restinga, habitat do Formigueiro do Litoral.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support