A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou no dia 02/03, sexta-feira, o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na ARIE Formigueiro do Litoral, em Jaconé. A área, criada por decreto no ano de 2008 e que contou grande apoio da população do bairro, sofreu uma queimada no ano passado.

A ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) ganhou o nome ‘Formigueiro do Litoral’ devido à presença do pássaro Formicivora littoralis, considerada a única espécie de ave endêmica de restinga em todo o litoral do Brasil, estando ameaçada nos níveis global, nacional e regional.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou o trabalho de recuperação da área em 29/09/2017, com o cercamento e a instalação de placas indicativas no local. Durante o plantio da semana passada, aproximadamente 100 mudas de aroeira foram plantadas na área, compreendida entre as ruas 82 e 85. A primeira etapa do plantio contou com apoio de técnicos das secretarias de Obras e Urbanismo, Transporte e Serviços Públicos e Agricultura, Abastecimento e Pesca. Todas as mudas foram cultivadas no Horto Municipal, em Sampaio Corrêa.

Com características de área de uso sustentável, a ARIE atua no microclima da região, colaborando com a melhoria da qualidade do ar e regulação da temperatura, impactando positivamente no bem-estar da população do entorno. Além disso, a ARIE atua na reconstrução das áreas de restinga, habitat do Formigueiro do Litoral.