A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, está realizando o primeiro concurso “Prêmio Saquarema em Foco: Fotografe os Pontos Turísticos da Cidade”. Voltado para fotógrafos profissionais e amadores, residentes ou não no município, com idade mínima de 18 anos, o concurso seguirá até o mês de março de 2023.

O concurso consiste na apresentação de fotografias que ilustrem, além das belezas dos pontos turísticos de Saquarema, os valores culturais históricos e atuais, a integração do homem com a natureza e com os animais, as emoções humanas em geral em todas as suas particularidades e peculiaridades, juntamente com a harmonia entre as cores e luz ambiente, ângulo da foto e criatividade.

Com essa proposta, o concurso fotográfico pretende identificar imagens referentes aos itens ilustrativos mencionados acima, de forma a incentivar a reflexão sobre a importância do registro fotográfico, eternizando a paisagem ou momento, tanto na história de cada indivíduo, como na história de uma sociedade.

Serão selecionados, por Comissão Especial Avaliadora a ser designada pelo Município, as 45 (quarenta e cinco) melhores fotografias, sendo classificadas cada uma em primeiro, segundo e terceiro lugares, recebendo, a título de incentivo e reconhecimento, a premiação no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) ao primeiro colocado; R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) ao segundo colocado; e R$ 500,00 (quinhentos reais) ao terceiro colocado. No total, a Prefeitura de Saquarema distribuirá mais de quarenta e um mil reais em prêmios.

As fotografias vencedoras serão divulgadas nos pórticos das entradas do município em campanhas publicitárias de cunho turístico. “Este é o primeiro concurso do tipo realizado pelo Município. Estamos ansiosos em receber as belas imagens que o nossa Saquarema proporciona”, informou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael da Costa Castro.

Para conferir a íntegra do Edital do Concurso de Fotografia, clique no link abaixo e, caso haja interesse em participar, os anexos também estão disponíveis para download. No caso de dúvidas sobre o concurso o interessado pode enviar e-mail para o endereço concursosaquaremaemfoco@gmail.com.

Edital do Concurso Prêmio Saquarema em Foco

ANEXO I – Ficha de inscrição

ANEXO II – Termo de Direitos Autorais

ANEXO III – Termo de Autorização de Uso de Imagem