
A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizará no dia 16 de maio, das 19h às 22h, na Praça Oscar de Macedo Soares, no Centro, uma ação especial em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização faz parte da campanha nacional Maio Laranja, que em 2025 chega ao seu 25º ano de atuação em defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil.
Com o slogan “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, representado por uma flor amarela, símbolo da campanha, a ação em Saquarema busca sensibilizar, informar e convocar a sociedade a se engajar no enfrentamento à violência sexual praticada contra o público infantojuvenil. A atividade contará com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e terá panfletagem, orientações e atividades de mobilização social.
Durante o evento, técnicos do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) estarão presentes para realizar atendimentos, oferecer orientações sobre como identificar sinais de abuso e esclarecer os canais de denúncia. A abordagem também busca informar sobre os recursos disponíveis para acolhimento e acompanhamento das vítimas.
A orientação dos organizadores é para que todos fiquem atentos aos sinais. Em casos de suspeita ou identificação de abuso e exploração sexual contra crianças ou adolescentes, é fundamental realizar uma denúncia anônima pelo Disque 100, ou entrar em contato com o Conselho Tutelar, a Delegacia ou o CREAS. O município conta com equipes capacitadas para oferecer atendimento e suporte especializado nesses casos.
Em Saquarema, o CREAS funciona no Centro Administrativo (Avenida Saquarema, nº 4299, Porto da Roça), com atendimento pelo telefone (22) 99241-3540 e e-mail creas_saqua@yahoo.com.br. Já o Conselho Tutelar atende na Avenida Nossa Senhora de Nazareth, 629, Gravatá, pelo telefone (22) 99746-8176 e e-mail conselhotutelar.saquarema@yahoo.com.br.
A campanha Maio Laranja reforça a importância de construir um ambiente seguro, acolhedor e protetor para todas as crianças e adolescentes. Garantir o direito ao desenvolvimento saudável, livre de abusos, é uma responsabilidade de todos.