Nesta quinta-feira, 17 de agosto, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto Coral Vivo deu início ao programa Literatura Atlântica no município.

Fundado por Clovis Castro e Débora Pires, pesquisadores com mais de 40 anos de experiência, o projeto Coral Vivo realiza um trabalho de conscientização em relação à preservação de ambientes coralíneos, a partir de uma abordagem que inclui pesquisa, educação, sensibilização, políticas públicas e comunicação com a sociedade.

O programa consiste em trabalhar as obras do instituto Coral Vivo, em parceria com órgãos públicos e instituições de ensino que desenvolvem projetos de adoção. O objetivo do projeto é educar, sensibilizar e despertar nos alunos o amor pela natureza e pela conservação ambiental.

As primeiras obras literárias que serão utilizadas são: “A Teia das Águas”, que será trabalhado com os alunos do 4º ano de toda a Rede Municipal, oferecendo aos alunos conhecimento e conscientização ambiental, e “A Casa de Todos os Ninhos”, que será disponibilizado e trabalhado em todas as Salas de Leitura do município.

“A Teia das Águas” é um mergulho poético em espaços que, embora presentes na paisagem e na rotina, passam despercebidos. Esta é a proposta do livro, que apresenta os seres e ambientes da Baía de Guanabara e seu entorno, com o objetivo de despertar nas crianças a curiosidade, a poesia, a esperança e o amor pela natureza. Escrito pelas autoras Roseana Murray e Bia Hetzel, a obra literária é um álbum ilustrado, acessível à leitura autônoma nos primeiros anos de alfabetização.

Já “A Casa de Todos os Ninhos” surgiu de uma iniciativa da empresa GNA, que decidiu criar um projeto de sensibilização da população que vive em áreas de restinga ou as visitas sem sequer reconhecer ou nomear o ambiente que as acolhe. A GNA buscou a parceria do Instituto Coral Vivo, que convidou as autoras Bia Hetzel e Roseana Murray para produzir um livro inédito a partir das informações científicas reunidas pelas equipes da GNA e do ICV – lideradas pelas doutoras Luana Mauad e Débora Pires – para servir de base às atividades de sensibilização Em vez de uma obra didática ou enciclopédica, o livro busca ser um produto cultural capaz de levar informação sobre a restinga.