­Projeto concederá benefício mensal e uma Poupança para alunos da Rede Municipal de Educação

A Prefeitura Municipal de Saquarema anunciou a sanção da Lei nº 2.466, que institui o Programa “Moeda EducaSaquá” com o objetivo de fortalecer a educação pública municipal. Este programa inovador proporcionará benefícios aos estudantes da rede municipal de ensino, independentemente de sua renda familiar.

O “Moeda EducaSaquá” será entregue aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental por meio de cartões magnéticos ou outros meios eletrônicos exclusivamente para uso no município de Saquarema. A cada mês, os estudantes beneficiários receberão um crédito de 100 moedas sociais, equivalente a R$ 100,00, (cem reais), desde que atendam aos seguintes requisitos:

Para Educação Infantil:

– Manter a caderneta de vacinação atualizada de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.

– Alcançar uma frequência mínima de 70% nas aulas, avaliada trimestralmente.

– Garantir a presença de um responsável em reuniões escolares pelo menos uma vez a cada trimestre.

Para Ensino Fundamental:

– Manter uma frequência mínima de 90% nas aulas, avaliada trimestralmente.

– Obter uma média geral igual ou superior a 6,0.

– Não ter registros de ocorrências disciplinares graves ou recorrentes no ano letivo anterior.

Futuro Presente

O programa também estabelece o Fundo Educacional “Futuro Presente”, que consiste na criação de uma conta digital individual para cada estudante beneficiário no Banco Comunitário Popular de Saquarema. Ao final de cada ano letivo, será depositado o valor de R$ 1.200,00 para estudantes que obtiverem aprovação em todas as disciplinas. Esses fundos só poderão ser resgatados após a conclusão do Ensino Médio e estarão sujeitos a correção monetária. O resgate se dará em situações como ingresso em instituições de ensino superior, participação em cooperativas ou associações reconhecidas, desde que essa participação esteja vinculada ao empreendedorismo, constituição de empresas, ou ser microempreendedor individual, ou estar matriculado em cursos profissionalizantes homologados pelo MEC.

Além disso, para realizar os saques do Fundo Educacional Futuro Presente, os estudantes devem comprovar participação em aulas de educação financeira e empreendedorismo, comprovação de frequência mínima de 90% nas aulas, a ser auferida anualmente, nos anos letivos referentes ao Ensino Fundamental; e comprovação de ter obtido média geral igual ou superior a nota 7,0 nos anos letivos referentes. É importante observar que o benefício será suspenso se o estudante não permanecer matriculado na rede municipal de ensino ou não cumprir com os requisitos estabelecidos na Lei nº 2.466.

Este programa tem como foco promover o desenvolvimento educacional dos estudantes e o envolvimento familiar, fortalecendo assim a qualidade da educação pública em Saquarema.

Informações detalhadas sobre o Programa “Moeda EducaSaquá”  e o Fundo Educacional “Futuro Presente” podem ser consultadas no Diário Oficial de Saquarema,  ou na secretaria da escola onde o aluno estiver matriculado.