A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Organização Social Prima Qualitá, iniciou nesta quarta-feira, 04, a distribuição de medicamentos do programa “Remédio em Casa”. O primeiro bairro a receber a ação foi Barra Nova.

O programa “Remédio em casa” consiste na distribuição e entrega em domicílio de remédios aos pacientes crônicos diagnosticados com Diabetes ou Hipertensão e que são atendidos por unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. Ao todo, Saquarema conta com 13 postos (sendo 1 UBS) e mais 3 serão inaugurados em breve, nos bairros Centro, Bacaxá e Jaconé.

O programa funcionará da seguinte forma: o paciente crônico que é cadastrado em uma destas unidades e recebe o atendimento de médico de família ou do agente comunitário de saúde não precisará se deslocar mensalmente ao posto de saúde para buscar receitas e/ou remédios. Desta forma, há uma maior otimização da agenda médica de cada posto, aumentando o número de vagas para consultas e acompanhamentos, além de dar mais conforto ao paciente. As receitas médicas são válidas por até seis meses e, terminando este prazo, o paciente passará por nova consulta para obter nova receita.

De acordo com Matheus Rodrigues Neto, Diretor-Presidente da OS Prima Qualitá, que administra os postos de saúde do município, esse novo programa facilitará o dia a dia do paciente, além de melhorar a distribuição de remédios no município: “Com o Remédio em Casa, conseguiremos atender a todos os pacientes crônicos cadastrados nas ESFs. O remédio vai chegar corretamente, dentro do prazo, para cada usuário. Ele receberá em casa e não precisará se deslocar mensalmente até o posto”.

Acompanhando a primeira entrega do programa, a Prefeita Manoela Peres conversou com pacientes que ficaram felizes com o novo programa: “Pude ver a alegria desses pacientes que terão seus remédios todos os meses sem precisar sair de casa. Estamos dando um grande passo na saúde e Atenção Básica do município. Com os novos postos de ESF que serão inaugurados, ampliaremos o número de pacientes atendidos na cidade”.

O programa “Remédio em Casa” já está implantado em todos os postos de Estratégia de Saúde da Família do município. A entrega dos medicamentos será feita por meio de funcionários da OS Prima Qualitá em motocicletas ou veículos a serviço da organização, ou pelos próprios agentes comunitários de saúde.