A Prefeitura de Saquarema inaugurará nesta sexta-feira, dia 20/04, o Centro de Controle e Monitoramento de Saquarema. A cerimônia de entrega da unidade será realizada a partir das 18 horas, na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, em Bacaxá. Com esta nova ferramenta, a Prefeitura de Saquarema amplia os investimentos para garantir tranquilidade e paz na cidade, aumentando a sensação de segurança aos munícipes.

O Centro de Controle e Monitoramento abrigará uma central de vigilância com equipamentos de última geração para dar apoio à Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Salvamar e Fiscalização de Posturas. Além disso, o Centro será responsável por monitorar todo o município e as principais vias da cidade, auxiliando a Guarda na vigilância e mobilidade urbana nas vias públicas.

Com a implantação do Centro de Controle e Monitoramento, 34 câmeras foram instaladas em pontos importantes de Saquarema. Para os próximos dias, a área de monitoramento será ampliada com mais oito câmeras, proporcionando maior vigilância e abrangência na cidade. Quando o sistema de monitoramento estiver completamente instalado, Saquarema poderá contar com até 64 câmeras de vigilância. Assim, todas as forças de segurança que atuam na cidade poderão atender aos chamados de forma muito mais rápida e eficaz, otimizando custos e equipes ao atender as ocorrências em tempo real.

Outra vantagem do Centro de Controle e Monitoramento é o auxílio para as investigações criminais. As imagens captadas pelas câmeras poderão ser utilizadas pelos serviços de inteligência policial na resolução de crimes e/ou ocorrências, agilizando os inquéritos policiais e abastecendo os bancos de dados dos serviços de Segurança Pública.

Todo o monitoramento será realizado por Guardas Civis Municipais e Policiais Militares que receberam treinamento e qualificação para utilizar os equipamentos eletrônicos e repassar as ocorrências para os órgãos responsáveis. Eles se revezarão em escalas para garantir o funcionamento da unidade nas 24 horas do dia, nos sete dias da semana.

O Centro de Controle e Monitoramento de Saquarema funcionará na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, situada à Avenida Saquarema, 5345, Bacaxá, no prédio da Lojas Americanas.