A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, inaugurou, nesta segunda-feira (05/02), a Creche Professora Elda Amorim da Silva, localizada no bairro Asfalto Velho, em Bacaxá. O evento, realizado às 19h, contou com a presença da prefeita Manoela Peres; o Secretário de Educação, Antonio Peres; demais autoridades municipais; a equipe de educadores da unidade e dezenas de pais e filhos que serão beneficiados pelo novo espaço.

A nova creche passará a atender aproximadamente 100 crianças, de seis meses a três anos de vida, ampliando a oferta de vagas para a educação infantil na cidade. A unidade conta com 840 m² de área construída, cinco salas de aula, sala de multiuso, lavanderia, cozinha, refeitório, banheiros, fraldário, lactário, salas administrativas, área de lazer e jardins sensoriais.

Inspirada em modelos de sucesso adotados pelo Brasil, a Creche Tia Elda é a primeira de um total de 15 novas unidades voltadas para Educação Infantil que estão sendo inauguradas pela Prefeitura para este ano letivo.

“Aumentar a oferta de vagas em creches sempre foi um compromisso meu com a sociedade de Saquarema. É uma medida fundamental para auxiliar a mãe na sua entrada ou retorno ao mercado de trabalho e, com isso, ter sua autonomia garantida. E ela pode ficar tranquila, pois seu filho será cuidado com toda a segurança e carinho por uma equipe preparada para educar na primeira infância”, destaca a Prefeita Manoela.

Esse cuidado será em tempo integral: a Creche “Tia Elda”, como é mais conhecida, funcionará das 7h30 às 17h. “Isso garante aos alunos quatro refeições diárias – café da manhã, almoço, lanche e jantar – e que possam tomar ao menos um banho na unidade. Sem dúvida, as crianças do bairro têm agora uma melhor oportunidade de educação, em um ambiente seguro, equipado e acolhedor”, reforça o secretário Antônio Peres.

O novo espaço substitui a antiga Casa Creche de mesmo nome, cuja capacidade era seis vezes menor que a oferecida agora, ampliando a oferta às famílias que precisam. A unidade fica à Rua Alcyr Amorim, ao lado da Praça do Asfalto Velho, em Bacaxá.