A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, reinaugurou, na última terça-feira, 21 de maio, a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Jaconé. O equipamento foi entregue à população do bairro, convidada pelas redes sociais da Prefeitura, em cerimônia realizada a partir das 17h30, na Rua 22, Lote 16, Quadra 2.229, endereço da nova unidade.

Porta de entrada para a assistência social e localizado, prioritariamente, em áreas de maior vulnerabilidade social, o CRAS oferece diversos serviços com o objetivo de fortalecer a convivência familiar e com a comunidade. A partir do adequado conhecimento do território, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, tornando-se uma referência para a população e para os serviços setoriais.

O CRAS de Jaconé

A unidade revitalizada, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os cidadãos também receberão orientação sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e nos municípios. Haverá atendimentos às famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

“Este novo CRAS foi reformado e ganhou nova estrutura com acessibilidade. Agora, a população terá um local com mais conforto e qualidade nos serviços. Com a ampliação desta unidade assistencial, aumentaremos a capacidade de atendimento e a cobertura social em nossa cidade, para atender melhor o cidadão. Atualmente, 6.000 referenciados estão sob a responsabilidade do CRAS de Jaconé que também atende aos bairros de Coqueiral, Barra Nova e Boqueirão”, informou a Prefeita Manoela Peres.

O CRAS de Jaconé, que recebeu o nome de Rita de Cássia de Mattos Guerra Mello, funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h.