Foi realizado no último fim de semana, em Saquarema, o LXIX Fórum Permanente dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro. Com o tema “A infância e a adolescência na contemporaneidade” e lema: “Cuidar e proteger, para transformar o presente!”, a ação foi realizada pela Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ) – Coordenação Regional Lagos – e o Conselho Tutelar do Município de Saquarema. A Prefeitura de Saquarema apoiou a realização do Fórum.

Durante três dias, conselheiros e ex-conselheiros participaram de capacitações e palestras na sede do CBV, no bairro da Barra Nova. O Fórum, que é trimestral, tem o propósito de levar capacitação aos conselheiros tutelares e ampliar as formas de atendimento à população. Nesta edição, o foco foi o tratamento e o cuidado dispensado às crianças na contemporaneidade.

Durante todo o trabalho, os conselheiros parabenizaram o apoio dado pela Prefeitura à equipe da ACTERJ para a realização do Fórum. Segundo a coordenadora da Regional Lagos, Joana D’Arc, o apoio foi importante para que toda a ação fosse possível: “É importante saber que a Prefeitura de Saquarema está empenhada em cuidar das crianças da nossa cidade. A capacitação para os conselheiros é muito importante – e deve ser algo constante – para melhorar o atendimento à população”.

O próximo Fórum de Capacitação dos Conselheiros Tutelares será realizado na cidade de Valença – RJ, no mês de março de 2018.