No último sábado (07), a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, apoiou a formatura dos alunos da rede municipal junto ao Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, promovido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

A ação aconteceu no auditório do Centro Municipal de Educação Padre Manoel, no Porto da Roça e reuniu autoridades municipais, policiais e familiares para a entrega de Certificados e sorteio de brindes. Neste ano, trezentos e oitenta alunos do 5° ano receberam os Certificados de formatura e conclusão do PROERD.

O Programa é uma integração entre Escola, Família e Polícia e é desenvolvido com lições que ensinam o aluno a compreender e refletir sobre consequências de escolhas levando-o a optar por decisões seguras e responsáveis, além de ensinar estratégias de resistência ao oferecimento de drogas bem como prevenção ao bullying.

Durante discurso na abertura do evento, a Prefeita Manoela Peres lembrou aos alunos a importância dos conselhos dos pais e o perigo das drogas: “Na idade de vocês, crianças, temos vários colegas e amigos. Porém, o mais importante é a amizade com os nossos pais. Eles já passaram por tudo o que vocês estão passando e sabem como proceder. Fiquem longe das drogas, do cigarro e das bebidas. Valorizem os estudos e corram atrás de seus sonhos”.

O programa é realizado a cada semestre e, ao final de cada etapa, os alunos fazem uma redação sobre os temas ensinados. Para incentivar ainda mais os alunos, os melhores textos são premiados ao final de cada formatura.

Cada aluno participante do PROERD recebe uma apostila de estudos, fornecida pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Após a formatura, o aluno passa a ser um multiplicador de boas informações, sendo capaz de atuar em seu círculo social e familiar como um agente disseminador de ações contra as drogas e bullying.

A Prefeitura de Saquarema apoia o Desenvolvimento de ações preventivas aos alunos da rede municipal.