A Prefeitura de Saquarema recebeu nesta semana as duas primeiras cadeiras de rodas adaptadas ao uso nas praias da cidade. Os equipamentos, importantes para promoverem o acesso e a inclusão de pessoas com deficiência às praias, serão utilizados já neste verão, após a liberação das praias por conta da pandemia do Coronavírus.

Construída em alumínio aeronáutico temperado, a cadeira possui estofamento resistente e próprio para utilização em praias. Além disso, possui estrutura com fechamento em L, rodas de nylon infláveis, que permitem o tráfego sobre a areia, mesmo sem a necessidade das esteiras, e apoio de braços escamoteáveis.

As rodas largas garantem que a cadeira não atole ou afunde na praia, diminuindo a resistência da areia e facilitando o trajeto em praias que não oferecem trilhas ou passarelas adaptadas.

Como nome já entrega, a cadeira de rodas de praia, também chamada de anfíbia, é adaptada para andar e funcionar tanto em ambientes terrestres como aquáticos. Ela foi desenvolvida para facilitar e permitir o acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, a praias e piscinas, e até ambientes mais complicados de se chegar, como cachoeiras.

“Estas duas cadeiras são as primeiras que o município recebe. Vamos ampliar o número de equipamentos e, também, as praias atendidas. Assim que a pandemia passar, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida poderão aproveitar nossas praias com mais segurança, qualidade e inclusão”, afirmou a prefeita Manoela Peres.

Nesta primeira etapa, as praias de Barrinha e Itaúna serão as atendidas. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho fará a logística de uso entre seus pacientes e a população. Além das cadeiras, a Prefeitura de Saquarema também está adquirindo as esteiras para criação e implantação das trilhas e passarelas adaptadas nas areias das praias da cidade.