A Prefeitura de Saquarema recebeu nesta semana as duas primeiras cadeiras de rodas adaptadas ao uso nas praias da cidade. Os equipamentos, importantes para promoverem o acesso e a inclusão de pessoas com deficiência às praias, serão utilizados já neste verão, após a liberação das praias por conta da pandemia do Coronavírus.

Construída em alumínio aeronáutico temperado, a cadeira possui estofamento resistente e próprio para utilização em praias. Além disso, possui estrutura com fechamento em L, rodas de nylon infláveis, que permitem o tráfego sobre a areia, mesmo sem a necessidade das esteiras, e apoio de braços escamoteáveis.

As rodas largas garantem que a cadeira não atole ou afunde na praia, diminuindo a resistência da areia e facilitando o trajeto em praias que não oferecem trilhas ou passarelas adaptadas.

Como nome já entrega, a cadeira de rodas de praia, também chamada de anfíbia, é adaptada para andar e funcionar tanto em ambientes terrestres como aquáticos. Ela foi desenvolvida para facilitar e permitir o acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, a praias e piscinas, e até ambientes mais complicados de se chegar, como cachoeiras.

“Estas duas cadeiras são as primeiras que o município recebe. Vamos ampliar o número de equipamentos e, também, as praias atendidas. Assim que a pandemia passar, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida poderão aproveitar nossas praias com mais segurança, qualidade e inclusão”, afirmou a prefeita Manoela Peres.

Nesta primeira etapa, as praias de Barrinha e Itaúna serão as atendidas. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho fará a logística de uso entre seus pacientes e a população. Além das cadeiras, a Prefeitura de Saquarema também está adquirindo as esteiras para criação e implantação das trilhas e passarelas adaptadas nas areias das praias da cidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support