O município de Saquarema recebeu a visita de técnicos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e da Coordenadoria de Biodiversidade – COOBIO. A comitiva foi recebida pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gilmar Rocha de Magalhães e demais técnicos do Município. Durante a visita, os servidores percorreram diversas áreas municipais de grande potencial ecológico, com vistas à conservação do bioma Mata Atlântica e seus ecossistemas consorciados.

Durante a visita foram realizados registros fotográficos e coletas de espécimes da flora nativa de modo a aprovar a escolha de locais como possíveis novas unidades de conservação a serem criadas pelo município. A parceria, capitaneada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, busca identificar os fragmentos e áreas ambientais que possuam características essenciais para a criação de novas unidades de conservação, buscando proteger o patrimônio ambiental do município, promover educação ambiental e dar protagonismo a esse território.

“A visita é a primeira etapa de uma série de ações para se chegar à criação de uma área de preservação ambiental. Agora, demos início a um estudo colaborativo entre os órgãos que resultará no diagnóstico ambiental das áreas visitadas e, posteriormente, à proposta da criação de novas unidades de conservação em Saquarema”, afirmou Gilmar Magalhães, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Novas áreas ambientais

Durante a visita, foi dado início aos estudos de criação de duas áreas ambientais na cidade: a primeira, uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE); a segunda, um Parque Natural Municipal.

A ARIE é uma área de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, protegida por suas características naturais singulares ou por abrigar exemplares raros da fauna e flora de uma região. Como uma unidade de conservação de uso sustentável, a ARIE tem por objetivo preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local e, ao mesmo tempo, regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

Em geral estabelecidas em áreas com menos de 5.000 hectares, podem ser constituídas por terras públicas ou privadas. O uso destas áreas é possível, desde que respeitados os critérios técnico-científicos para a exploração de seus produtos naturais. ARIEs são reguladas através do Plano de Manejo e são proibidas as atividades que possam colocar em risco a conservação dos ecossistemas que protegem.

Já o Parque Natural Municipal é uma unidade de conservação de proteção integral. Por esta razão, seu uso está vinculado a ações destinadas à preservação dos ecossistemas naturais por meio do desenvolvimento de atividades recreativas, educativas e de interpretação ambiental, além de permitir a realização de pesquisas científicas e o turismo ecológico.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support