A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abre nesta segunda-feira, 17, mais um ponto de testagem para o Coronavirus na cidade. Funcionando na Praça do Bem Estar, no Centro, o local estará aberto de segunda a sexta-feira, das 08 às 11 hs, e ofertará 400 testes por dia à população.

Com o início da vacinação contra o Coronavirus nas crianças de 05 a 11 anos, os postos de Estratégia de Saúde da Família tiveram modificações no atendimento. A criação do Centro de Testagens busca atender à demanda dos ESFs e demais unidades de saúde da cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o atendimento será por livre demanda, sem a necessidade de agendamentos.

Os testes Swab de antígeno são indicados para as pessoas que apresentarem sintomas gripais e que tiveram contato com pessoas que testaram positivo há 3 ou 4 dias. Considera-se contato as seguintes situações:

– pessoas que moram, cuidam, visitam ou compartilham uma área com um testado positivo;

– contato físico direto (aperto de mãos e beijos,por exemplo);

– profissionais de saúde sem EPI;

– contato com fluidos corporais sem equipamentos de proteção individual;

– pessoas que ficaram a menos de um metro e meio de distância, por no mínimo, 15 minutos;

Nem todo o contato será considerado próximo. A precaução, o uso de máscaras, a vacinação e os cuidados higiênicos ainda são as melhores formas de se evitar o Coronavirus.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support