No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Neste sentido, a Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Praça do Bem-Estar e o Centro de Convivência do Idoso, promoverá no dia 01 de outubro (terça-feira) uma caminhada em comemoração ao do idoso, saindo da Praça do Bem-Estar até a ponte do Girau, a partir das 07:00 horas da manhã.

Além disso, a programação também conta com uma festa no dia 04 de outubro (sexta-feira), quando acontecerá o Baile do Idoso no Clube de Saquarema, com a banda Cuba Libre a partir das 18:30 horas. O Dia do Idoso tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um relatório estimando que o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050, representando um quinto da população mundial. O Ministério da Saúde revelou dados em 2016, que apresentava o Brasil como a quinta maior população idosa do mundo. Dessa forma, a pesquisa informou que em 2030, o número de idosos poderia ultrapassar o total de crianças entre zero e 14 anos.

O Dia do Idoso traz a reflexão a respeito do envelhecer. Dessa forma, é importante pensar no bem-estar do mais velho, já que a forma de vivenciar o envelhecimento é única para cada um.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support