A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, está realizando a reforma e modernização do Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azeredo, em Bacaxá. Os trabalhos estão avançando para finalização da estrutura das novas instalações.

Após a conclusão das obras, o novo hospital terá 2.600 metros quadrados, contando com seis consultórios médicos, sala de triagem, sala de raio-x, três salas de enfermaria, emergência pediátrica, sala de vacinas, sala de gesso, sala de observação, sala de emergências, sala de inalação, duas farmácias, C.T.I., ala psiquiátrica, sala de preparo e laboratório. Com capacidade ampliada, o hospital dará mais rapidez e qualidade aos atendimentos de urgência e emergência da cidade.

Por se tratar de uma reforma com ampliação de edificação, com áreas em funcionamento, se trata de um projeto complexo e desafiador. De acordo com a Secretária Municipal de Obras Públicas, Priscilla Barroso Poubel, as obras precisaram ter um planejamento bem rígido e complexo: “Estamos atuando em duas frentes de obras: a primeira, avançando com uma nova estrutura na cozinha, onde serão executadas ampliações e novas instalações sanitárias, hidráulicas e de ventilação. No corredor (antiga área técnica), está sendo executada também uma ampliação. A segunda frente de obras ocorre na área onde será destinada à pediatria, onde já foi finalizada a estrutura de dois pavimentos e iniciaremos as instalações elétrica e hidráulica”.

No segundo pavimento do prédio principal, as equipes trabalham na construção de estruturas nas áreas que serão destinadas à circulação da ala psiquiátrica e bem-estar médico.

Estrutura dos anos 80

Construído há mais de 40 anos, o Hospital Municipal Porphirio Nunes de Azeredo foi criado para atender uma população que, na época de sua inauguração, era de aproximadamente 40 mil habitantes.

Desde o ano de 2023, a cidade tem observado um aumento no número de atendimentos nas unidades de saúde, principalmente em emergências como a do Hospital de Bacaxá. Para se ter uma ideia, a unidade faz uma média de 600 atendimentos diários, sendo que 40% deles são de pessoas que não são residentes na cidade.

“Por ser uma emergência de porta aberta, não podemos negar atendimento. Nossa demanda cresceu muito e estamos trabalhando para oferecer o melhor serviço para a população. Esse hospital tem mais de 40 anos e foi construído levando em conta a realidade daquela época. Hoje, estamos pensando no futuro”, informou a Prefeita Lucimar Vidal.

Atendimento Provisório

Para que a obra pudesse acontecer, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma estrutura provisória, ao lado do hospital, para permitir a liberação das áreas hospitalares. Desta forma, os trabalhos poderão evoluir com maior celeridade sem afetar o atendimento clínico e médico à população.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support