A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar a aplicação da dose de reforço (D3) em pessoas com alto grau de imunossupressão. Essa medida segue o disposto no Plano Nacional de Imunização. Os postos começarão a vacinar este grupo a partir de segunda-feira, 25.

Considera-se alto grau de imunossupressão quem apresentar as seguintes características:

– pessoas com Imunodeficiência primária grave;

– os transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) com uso de drogas supressoras;

– pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3;

– pessoas que fazem uso de corticoides em doses maiores ou iguais a 20mg por dia de prednisona, ou equivalente por mais de 14 dias;

– uso de drogas modificadas da resposta imune;

– autoinflamatórias ou doenças intestinais inflamatórias;

– pessoas que se encontram em tratamento oncológico e que realizaram tratamento quimioterápico;

– pacientes em hemodiálise;

– pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Para poder tomar a terceira dose, é necessário que as pessoas que fazem parte dos grupos previstos para receber o reforço vacinal tenham tomado a segunda, ou dose única, há pelo menos 28 dias. Também será solicitado documento que comprove a situação clínica do paciente (laudo ou encaminhamento médico), comprovante de residência e o comprovante das duas primeiras doses da vacina contra o Covid.

Os postos de vacinação para Covid funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Saquarema Futebol Clube, na Rua Barão de Saquarema 612, no Centro; e no Lions Club de Bacaxá, na Rua Pereira, 548. Para a aplicação de segunda dose, o horário de atendimento é das 13h às 16h.