A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar a aplicação da dose de reforço (D3) em pessoas com alto grau de imunossupressão. Essa medida segue o disposto no Plano Nacional de Imunização. Os postos começarão a vacinar este grupo a partir de segunda-feira, 25.

Considera-se alto grau de imunossupressão quem apresentar as seguintes características:

– pessoas com Imunodeficiência primária grave;

– os transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) com uso de drogas supressoras;

– pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3;

– pessoas que fazem uso de corticoides em doses maiores ou iguais a 20mg por dia de prednisona, ou equivalente por mais de 14 dias;

– uso de drogas modificadas da resposta imune;

– autoinflamatórias ou doenças intestinais inflamatórias;

– pessoas que se encontram em tratamento oncológico e que realizaram tratamento quimioterápico;

– pacientes em hemodiálise;

– pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Para poder tomar a terceira dose, é necessário que as pessoas que fazem parte dos grupos previstos para receber o reforço vacinal tenham tomado a segunda, ou dose única, há pelo menos 28 dias. Também será solicitado documento que comprove a situação clínica do paciente (laudo ou encaminhamento médico), comprovante de residência e o comprovante das duas primeiras doses da vacina contra o Covid.

Os postos de vacinação para Covid funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Saquarema Futebol Clube, na Rua Barão de Saquarema 612, no Centro; e no Lions Club de Bacaxá, na Rua Pereira, 548. Para a aplicação de segunda dose, o horário de atendimento é das 13h às 16h.


 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support