Está com dúvidas sobre a vacinação dos idosos? Fique tranquilo! Preparamos um “Perguntas e Respostas” pra você. Leia atentamente todo o texto e fique informado da Campanha de Vacinação.

1 – QUAL CAMPANHA DE VACINAÇÃO ESTÁ SENDO REALIZADA?

Esta é a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). É uma campanha de nível nacional, coordenada pelo Ministério da Saúde.

2 – QUEM PODE SE VACINAR?

Podem se vacinar os seguintes grupos, nos determinados períodos:

De 23/03 a 15/04: idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde;

De 16/04 a 08/05: profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários

De 09/05 a 05/06: crianças de 06 meses a seis anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; adolescentes entre 12 e 21 anos e sob medida socioeducativa; e pessoas adultas entre 55 e 59 anos.

3 – HÁ CONTRAINDICAÇÕES?

Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, é recomendado adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

4 – ESTAMOS NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. COMO SERÁ FEITA A VACINAÇÃO?

Para este ano, a Secretaria Municipal de Saúde adotou a seguinte estratégia para evitar aglomerações. Toda a vacinação dos idosos será feita em casa.

Os idosos que são cobertos pelos postos de Estratégia de Saúde da Família (ou seja, aqueles que recebem a visita rotineiramente de um agente comunitário de saúde ou médico de família) serão vacinados pelos funcionários do próprio posto de saúde.

Já aqueles que não moram em áreas cobertas por postos de ESF serão vacinados pelas equipes do Posto Volante, carros da Secretaria Municipal de Saúde que irão em todos os bairros, rua por rua, para fazer a vacinação dos idosos.

Não precisa fazer qualquer tipo de agendamento, ficar em filas para marcação ou entrar em contato com a Prefeitura ou Secretaria de Saúde. Os agentes e técnicos irão até as residências para vacinar todos os idosos.

5 – MORO PERTO DE UM POSTO DE SAÚDE. POSSO IR ATÉ LÁ PARA ME VACINAR?

Não. Os postos de saúde NÃO estão fazendo a vacinação. A medida foi tomada para evitar aglomerações.

6 – COMO SABER QUANDO SEREI VACINADO?

Diariamente, sempre no final da tarde, a página da Prefeitura no Facebook e o Site Oficial da Prefeitura informarão quais os bairros serão alvo do Posto Volante no dia seguinte. Exemplo: na tarde de terça-feira, será anunciado o bairro a ser visitado na quarta-feira. O primeiro bairro a ser vacinado foi o Centro. De lá, os técnicos estão seguindo em direção a Bacaxá.

Os idosos moradores em áreas cobertas pelos ESF serão vacinados de acordo com o planejamento de cada posto.

Os idosos não precisam ficar ansiosos para serem vacinados. Ansiedade não faz bem à alma e ao corpo! A Secretaria de Saúde está se empenhando em visitar o maior número possível de idosos da cidade.

É importante ressaltar que um carro de som está acompanhando o Posto Volante de Vacinação. Ele é uma das formas do idoso saber que a equipe está chegando perto da sua casa.

7 – POR QUE A PREFEITURA NÃO DIVULGA UM CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO EM CADA BAIRRO?

Não foi estipulado um calendário porque cada bairro apresenta uma especificidade. Uns tem mais idosos, outros menos. Uns tem mais condomínios e outros mais casas. Ficaria difícil estipular um calendário, correndo o risco de ficar defasado rapidamente. Por isso os informes serão diários, de acordo com o andamento de trabalho das equipes nas ruas.

8 – SE EU TOMAR A VACINA DA GRIPE POSSO SER INFECTADO PELO CORONAVÍRUS?

Sim, pode. A vacina da gripe previne contra o vírus Influenza. Ainda não existe vacina ou remédio que previna o Coronavírus. Cientistas de todo o mundo estão empenhados em encontrar uma vacina para proteger a população desta nova doença.

9 – AS EQUIPES DO POSTO VOLANTE PASSARAM NO MEU BAIRRO E EU PERDI A OPORTUNIDADE DE ME VACINAR. COMO PROCEDER?

Fique tranquilo! A Secretaria de Saúde disponibilizou um número para atendimento nesses casos. O canal, que funcionará via WhatsApp, também servirá para tirar dúvidas quanto à vacinação. O telefone é (22) 99838-5311 e funcionará de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas.

10 – A VACINAÇÃO DO SEGUNDO E TERCEIRO GRUPOS TAMBÉM SERÁ FEITA NAS RESIDÊNCIAS?

Não. As pessoas pertencentes ao 2° e 3° grupos deverão ir aos Postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) para serem imunizados.