A Prefeita Manoela Peres recebeu nesta quinta-feira, 04/11, a visita do Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, para o anúncio do início das obras no canal da Barra Franca. Localizada ao lado da colina da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, a Barra Franca é a responsável pela troca hídrica (troca das águas) entre a Lagoa de Saquarema e o oceano.

Desde o início das obras de construção da Barra Franca, em 2001, muitas pedras foram deslocadas e passaram a impedir o tráfego dos barcos, dificultando, também, a entrada de água na Lagoa. O deslocamento das pedras também oferece riscos aos pescadores locais.

“Durante reuniões no gabinete, os pescadores me apresentaram os riscos que enfrentavam diariamente, além dos prejuízos que as pedras causavam nos barcos. Intervimos, junto ao Estado, para que a obra pudesse ser realizada, buscando uma solução para este problema”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

“Hoje assinamos o contrato para o início das obras no Canal. São ações importantes que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores e dos pescadores da região. É uma determinação do Governador Cláudio Castro esse olhar atento às necessidades ambientais de cada município e é assim que estamos trabalhando”, destaca o Secretário do Ambiente Thiago Pampolha.

A primeira etapa das intervenções consiste no início da mobilização do canteiro de obras para o recolhimento das pedras soltas que atrapalham a entrada de água e embarcações na Lagoa de Saquarema. O prazo inicial para conclusão da obra é de seis meses.