A elite do surf mundial já está em Saquarema! Os principais atletas da modalidade estão se preparando para disputar o título de campeão da Etapa Brasileira do Mundial de Surf, promovido pela World Surf League, a WSL. A disputa em Saquarema é a única em toda a América Latina.

Considerada o Maracanã do Surf, Saquarema possui ondas perfeitas para a prática do esporte. As ondas de Itaúna, Barrinha e Vila são reconhecidas internacionalmente por sua potência, força e perfeição, garantindo altas manobras e diferentes estilos.

Para este ano, a Prefeitura de Saquarema e a WSL buscaram investir ainda mais na questão ambiental. Todo o evento foi pensado na sustentabilidade. O resíduo gerado no Campeonato continuará sendo destinado à Associação de Recolhedores e Selecionadores de Resíduos Sólidos de Saquarema – ARESA, gerando trabalho e renda para várias famílias saquaremenses. Além disso, outras ações foram tomadas pela WSL em parceria com instituições de interesse social e órgãos públicos. Desta forma, podem-se destacar: A preocupação com a neutralização de CO2; ser um evento livre de plástico; também não serão utilizados plásticos do tipo single use (de uso único); as lonas do evento também serão encaminhadas à ARESA; Oficinas de Educação Ambiental, dentre outros.

“A preocupação ambiental é uma de nossas principais bandeiras. Pensamos em conjunto para que o ecossistema local receba o menor impacto ambiental possível. Tenho a certeza de que com todas as ações ambientais e educacionais que já estão sendo realizadas, o município vai ganhar vários benefícios que durarão por muitos anos”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Outro ponto de destaque para a cidade é o incremento da economia local. Com as disputas do Mundial de Surf, aliado ao feriadão de Corpus Christi, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo espera receber milhares de turistas. A ocupação hoteleira já está completa para os fins de semana e beirando os 90% nos dias úteis. Setores como a Gastronomia, Hotelaria, Comércio e Serviços estão sendo diretamente impactados com o aumento de turistas em nossa cidade. Todo este movimento é convertido em mais emprego e renda para a população saquaremense.

“Nestes próximos 10 dias, Saquarema será o foco de todos os cantos do mundo. Todos estarão de olho em nós, na nossa cidade e na nossa cultura. É uma excelente chance de divulgarmos nossa cidade e potencializarmos tudo o que Saquarema tem a oferecer”, completou a Prefeita Manoela.

Durante todo o evento, equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e a Fiscalização de Posturas atuarão cada uma de acordo com sua competência. A Secretaria de Transportes e Serviços Públicos aumentou seu efetivo para a região, garantindo serviços de manutenção e limpeza. Além disso, a Prefeitura de Saquarema conta com o apoio da população para garantir o sucesso do Campeonato.

Ao término das competições, a WSL apresentará um relatório final com as ações adotadas na cidade, seus impactos e resultados obtidos durante todo o período do Mundial.