A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, inaugurou nesta quinta-feira, 22, mais uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS no município. O equipamento foi entregue à população do bairro Porto da Roça, em cerimônia realizada a partir das 17h30, na Rua João Santana, n° 105 – endereço da nova unidade. Primeira forma de acesso da população ao Sistema Único de Assistência Social, o CRAS oferece diversos serviços com o objetivo de fortalecer a convivência familiar e com a comunidade.

O local oferecerá o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferecido no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social e desenvolvido a partir de ações preventivas e proativas.

O SCFV é dirigido a crianças até 6 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes de 15 a 17 anos, jovens de 18 a 29 anos, adultos de 30 a 59 anos e pessoas idosas. O principal objetivo é desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, além de incentivar a socialização, a convivência comunitária e a promoção de potencialidades, a partir das atividades realizadas em grupo. Além desses objetivos gerais, o SCFV tem objetivos específicos para cada ciclo de vida, tendo em vista as especificidades de cada etapa do desenvolvimento dos sujeitos.

No novo CRAS, cidadãos também receberão orientação sobre os benefícios assistenciais. Haverá atendimentos às famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

“O CRAS da Raia é o que atende ao maior número de pessoas em nosso município. Daí a necessidade de dividir a área de cobertura e inaugurar o CRAS Porto da Roça. Com esta nova unidade de assistência social, aumentaremos a capacidade de atendimento e a cobertura social em nossa cidade, ampliando nossa estrutura para atender melhor ao cidadão”, informou a Prefeita Manoela Peres.

O CRAS do Porto da Roça funcionará de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. O equipamento, que recebeu o nome de Luciene Veras Mattos, fará o atendimento aos moradores dos bairros Gravatá, Mombaça, Jardim, Areal, Centro (Vila), Itaúna (Cross, Tufa e Reserva), Nova Itaúna, Guarani, Leigo, Porto Novo, Morro da Cruz, Porto da Roça e Verde Vale.