Criada pela Lei Complementar n° 86, de 15 de dezembro de 2022, com o objetivo de assegurar e proteger a vida e preservar o bem-estar dos animais, promovendo o estímulo à conscientização para a guarda responsável, bem como prevenir e combater os maus-tratos e toda forma de violência, atos de crueldade e negligência,  a Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais começou a funcionar no município em janeiro de 2023.

Pioneiro na Região dos Lagos,  Saquarema foi o primeiro município a criar uma Secretaria para cuidar exclusivamente da causa animal. E o sucesso da nova Secretaria pode ser muito bem avaliado em números: Desde a sua criação até o dia 09 de agosto, foram realizados 2.723 atendimentos veterinários em domicílio . Destes, 1.981  foram atendimentos clínicos e 742 aplicações de vacinas. O distrito de Sampaio Corrêa e os bairros de Jaconé e Boqueirão lideram em números de atendimentos, com 1.017, 285 e 152, respectivamente. Através do e-mail da secretaria, smdireitoanimal@gmail.com, e da ouvidoria da Prefeitura Municipal de Saquarema, foram recebidas, no período, 59 denúncias de maus tratos e 13 abandono de animais, das quais 45 se encontram em análise e 27 foram concluídas. Outras cidades no Estado também possuem secretarias ou subsecretarias voltadas para o tema, como os municípios de Macaé, Belford Roxo e a capital, Rio de Janeiro.

“Zelar pela qualidade de vida dos animais nos faz mais humanos. É, também, um exemplo às nossas crianças, além de prova de civilidade e reconhecimento pelo companheirismo, devoção e muitas vezes até pelo trabalho que os animais nos dedicam e realizam. Assim, ter em Saquarema uma Secretaria dos Direitos dos Animais forte e atuante também faz parte do nosso modo de educar e de mostrarmos a importância da valorização da vida em todas as suas formas”, comentou a Prefeita de Saquarema, Manoela Peres.

Com a criação da Secretaria dos Direitos dos Animais, a Clínica Veterinária Municipal, que funciona em Sampaio Corrêa, passou a ser por ela administrada. Além da clínica, o projeto de construção do novo Hospital Animal de Saquarema foi igualmente abarcado pela Secretaria. Mensalmente, também vem sendo realizada, na cidade, uma Campanha de Adoção de Animais Domésticos, cuja 5ª edição está agendada para o dia 26 de agosto e que já proporcionou, até então, a adoção de quase 100 pets, entre cães e gatos, entregues já castrados e vermifugados aos seus felizes tutores. O evento acontece sempre na Praça do Bem Estar, no Centro da cidade, com a participação de brechós, lojinha de acessórios pet, representantes de rações e medicamentos, barraquinhas de lanche e de artesanato, além de show musical.

Os interessados em adotar os pets devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além da assinatura do Termo de Adoção Responsável. Mais informações podem ser obtidas com a equipe da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais, através do e-mail smdireitoanimal@gmail.com.