Maio é o mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de leite materno. Alimento essencial para a saúde e o desenvolvimento do bebê, o leite materno oferece benefícios incomparáveis em relação a qualquer outro tipo de leite.

A campanha Maio Branco foi criada com o objetivo de incentivar a doação de leite materno e promover o aleitamento, especialmente para bebês prematuros ou que não podem ser alimentados diretamente pela mãe. Em Saquarema, a campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, com ações realizadas na Casa da Amamentação, localizada no bairro da Barreira.

Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação deve ser mantida até os dois anos de idade ou mais. Nos primeiros seis meses, o ideal é que o bebê receba exclusivamente leite materno, sem necessidade de água, chás, sucos ou outros alimentos. Quanto mais tempo a criança for amamentada, maiores os benefícios para ela e para a mãe. Após os seis meses, novos alimentos devem ser introduzidos de forma complementar, mas a amamentação não deve ser interrompida.

“O leite materno é o alimento ideal para o bebê, pois fornece todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável. Além disso, contém anticorpos que ajudam a protegê-lo contra infecções e doenças”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. João Alberto Oliveira.

Segundo órgãos de saúde, um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do bebê prematuro, 1 ml pode ser suficiente por refeição, ajudando na recuperação e protegendo contra infecções, diarreias e alergias. Qualquer mulher saudável, que produza leite além da necessidade do seu próprio bebê, pode se tornar doadora.

Dia de ação educativa

Na próxima terça-feira (20), às 10h, a Casa da Amamentação realizará uma roda de conversa voltada ao incentivo à doação de leite materno. Durante o encontro, as participantes poderão tirar dúvidas sobre como realizar a retirada e o armazenamento adequado do leite, além de receber orientações sobre os locais e organizações que recebem as doações.

Desde sua inauguração, a Casa da Amamentação já realizou mais de 9.279 atendimentos, oferecendo acolhimento e acompanhamento a recém-nascidos, especialmente os prematuros extremos e de baixo peso. Muitos deles foram recuperados graças ao apoio ao aleitamento, evitando reinternações hospitalares.

O espaço oferece serviços como consultas, Teste do Pezinho, vacinação, além de orientações para mães com dificuldades de amamentação, acompanhando o bebê até o estabelecimento de uma prática segura e saudável de alimentação.

A Casa da Amamentação está localizada na Rua Tertuliana Pereira, 147, na Barreira (próximo ao hospital HE Lagos). O espaço conta com recepção acolhedora, sala de espera com TV, ar-condicionado em todos os ambientes, espaço administrativo e duas salas exclusivas para amamentação, com ambiente privativo e poltronas confortáveis. O espaço foi criado para incentivar, proteger e apoiar a amamentação.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support