O novo Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema, completa um ano nesta quarta-feira, 13/03, tendo trazido de volta para a cidade a capacidade de realizar cirurgias, inclusive de alta complexidade. Das primeiras operações, em abril de 2023, até fevereiro de 2024, foram mais de 2.500 cirurgias, o que supera a marca de sete procedimentos por dia. Já as consultas cirúrgicas foram mais de 7.200, uma média de 22 por dia. Desde o ano de 2015 até a inauguração do hospital, os moradores de Saquarema precisavam sair da cidade para passar por qualquer cirurgia, exceto partos.

Entre as especialidades que passaram a ser realizadas pela nova unidade estão as Cirurgias Geral, Oncológica, Pediátrica, Proctológica, Urológica, Ginecológica, Neurocirurgia, Bucomaxilo, Ortopédica e de Cabeça e Pescoço. Os avanços no combate ao câncer também foram significativos, passando a ter uma área dedicada a partir de setembro de 2023: desde então, 14 pacientes fizeram 64 sessões de quimioterapia e dois pacientes foram a cinco sessões de hormonioterapia.

“O morador de Saquarema esperava por um hospital como esse havia muitos anos. Agora, após um ano da inauguração, confirmamos a vocação de excelência da unidade com os bons resultados alcançados principalmente quando falamos de cirurgias. Trouxemos de volta para os saquaremenses o conforto que é estar perto de casa no momento delicado de uma operação e, desta vez, com a tranquilidade de estar em um hospital moderno e de ponta”, afirma a Prefeita Manoela Peres.

O Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth conta com 86 leitos, sendo 40 de Enfermaria Adulto; dois de Isolamento Adulto; 12 de Enfermaria Pediátrica (seis clínicos e seis cirúrgicos); um de Isolamento Pediátrico; dez de UTI Adulto e outros dez de UTI Pediátrica; três de urgência e emergência e oito de unidade intermediária. Já o Centro Cirúrgico possui quatro salas e três leitos de recuperação anestésica

Toda essa capacidade já zerou algumas filas de espera para cirurgia, como as de hérnia e vesícula. Atualmente, o paciente que precisa passar por essas operações consegue a marcação em, no máximo, duas semanas. O objetivo é andar com todas as filas para procedimentos cirúrgicos e exames mais complexos que ainda existem no município.

“O novo Hospital Nossa Senhora de Nazareth veio para ofertar à população de Saquarema um serviço que antes dependia 100% da Rede Estadual de Regulação. Com isso, nós não só passamos a atender mais a população saquaremense como liberamos vagas antes dedicadas a nós para que o Estado possa atender a moradores de outros municípios. E ainda agregamos à Rede dez novos leitos de UTI infantil, atendendo de forma pactuada a toda a Região, que é carente dessa especialidade”, explica a Subsecretária Municipal de Saúde, Ana Paula Duarte.

Além da vocação cirúrgica e oncológica, o novo Nossa Senhora de Nazareth atua como unidade de retaguarda para o município. Tendo o Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azeredo, em Bacaxá, como porta de entrada para emergências, a nova unidade recebeu 132 pacientes vindos de lá somente em janeiro de 2024. Neste primeiro ano de existência, foram realizadas, ainda, 95 consultas ambulatoriais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support