A Prefeitura de Saquarema, por meio da Guarda Civil do município, iniciou a instalação de diversas placas de sinalização em vias e praias da cidade. Ao todo, 37 novas placas foram fixadas em pontos da Praia da Vila, Barrinha, Itaúna e Avenida Oceânica.

O trabalho está sendo realizado através de parceria entre as secretarias de Segurança e Ordem Pública, junto com a de Transportes e Serviços Públicos. O objetivo da ação é atender ao Plano Verão, sinalizando os principais pontos do município, incluindo aqueles que recebem grande número de moradores e turistas no verão.

As placas instaladas estavam guardadas nos pátios da Guarda Civil. Elas foram restauradas e remodeladas para serem colocadas nos novos locais.

Na Barrinha, área bastante procurada por banhistas, além das placas de sinalização viária, a Guarda Civil instalou uma placa informativa sobre a proibição de trânsito e estacionamento de veículos na praia. A proibição do tráfego segue o determinado pelo Decreto Municipal nº 983, do ano de 2009, que impede o trânsito de motos, bugres, carros e triciclos na areia ou na margem da praia. Os motoristas e condutores que desobedecerem ao determinado pelo decreto, estão sujeitos à apreensão dos veículos.

Das 37 placas instaladas, 12 foram colocadas na Praia da Vila, 10 na Barrinha, 9 na Avenida Oceânica, sendo 4 na ciclovia e 5 de sinalização viária, além de outras 6 na Rua do Oceano, em Itaúna.

Para os próximos dias, novas placas serão fixadas em pontos de Bacaxá e em outros bairros com grande fluxo de pessoas e veículos.

*Fotos: Flávio Delazari