Agentes da Guarda Ambiental de Saquarema resgataram um filhote de tamanduá-mirim na noite desta quinta-feira,7, no bairro Engenho Grande, e conduziram o animal para atendimento no Instituto BW: ONG que atua nas áreas de conservação e reabilitação de animais selvagens na Região dos Lagos.

Após avaliação clínica dos veterinários do Instituto, constatou-se que o tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) ainda está em fase juvenil, tem aproximadamente 4,5kg e apresenta ferimentos possivelmente feitos por cachorro. Foi realizado o primeiro atendimento, o animal foi medicado e coletado sangue para estudos laboratoriais.

O tamanduá ficou sob os cuidados do Instituto BW, onde receberá tratamento adequado e quando estiver apto será reinserido na natureza.

A guarda ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, o cidadão deve entrar em contato através do e-mail ordempublica@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate.