Como parte das programações de aniversário do primeiro aniversário da Clínica da Mulher, a Prefeitura de Saquarema lançou nesta quinta-feira, 21/06, o tão sonhado Programa Amor de Mãe. Criado para beneficiar as mulheres que fazem o pré-natal na rede municipal de saúde, o projeto concederá, ao final do pré-natal, um kit maternidade para as gestantes.

Cada kit é composto por uma bolsa maternidade, roupinha (saída de maternidade), sapatinho, touca e travesseiro. Para fazer parte do Projeto Amor de Mãe, a gestante precisa cumprir os seguintes requisitos:

– Ser referenciada no CRAS;

– Participar das oficinas e orientações básicas para gestantes;

– Ter no mínimo 5 consultas pré-natal – Avaliação Obstétrica na rede municipal de saúde;

– Ter realizado os exames básicos, além dos exames de ultrassonografia;

– Em caso de gravidez de risco, ter atendimento assistido.

O projeto compreende, também, a discussão de temas pertinentes a gestantes e sua gestação, realizado através de atendimento por técnicos da Clínica da Mulher. Está incluso ainda, orientações socioeducativas e atendimentos após o parto, tanto para a mãe como para o bebê.

De acordo com a Prefeita Manoela Peres, o Amor de Mãe é um sonho que se realiza no município: “Tínhamos o desejo de presentear as mães de nossa cidade com um projeto destes. O Amor de Mãe não é apenas a entrega do kit. É um processo maior que engloba atendimentos médicos, psicológicos e assistenciais, que têm o objetivo de proporcionar o melhor pré-natal para as gestantes e seus bebês”.

 

 Clínica da Mulher comemora 1 ano com Lançamento do ‘Amor de Mãe’

O  lançamento do projeto Amor de Mãe foi uma das ações em comemoração ao primeiro aniversário da Clínica da Mulher. Inaugurada em 02 de junho de 2017, o município comemora os bons resultados que a clínica obteve, melhorando em muito a saúde da mulher saquaremense.

Até o ano passado, as mulheres saquaremenses não tinham uma unidade exclusiva para atendimento médico. Na Clínica da Mulher, as saquaremenses de todas as idades podem fazer acompanhamento médico com clínico-geral, ginecologista, nutricionista, dentista e demais especialidades, além de exames e procedimentos médicos.

Com serviços e atendimento exclusivo para cuidar e garantir saúde de qualidade para as mulheres, a Clínica da Mulher já fez em apenas um ano:

– 4487 atendimentos ginecológicos;

– 3252 mamografias;

– 3232 atendimentos de obstetrícia;

–  7770 exames;

– 2580 preventivos;

– 2787 ultrassons;

– 1119 vacinas;

– 784 atendimentos odontológicos;

– 319 consultas nutricionais.

Ao todo, em um ano, a Clínica da Mulher já realizou 26.330 (vinte e seis mil trezentos e trinta atendimentos). Este é um número expressivo e que mostra como a clínica chegou para agilizar os atendimentos às mulheres da cidade.

Além destes números, em um ano, a Clínica da Mulher conseguiu outros bons resultados: a fila da mamografia foi zerada no município. Com isso, a paciente consegue marcar o exame e, em menos de quinze dias, já realiza a mamografia. Exames como preventivos, ultrassons, além das vacinas, também são realizados em prazos curtos e na própria unidade, evitando que a paciente seja direcionada para outras cidades, como Araruama, Niterói ou ao Rio de Janeiro.

Para as mulheres que desejam ser atendidas na Clínica da Mulher, a unidade fica na Avenida Saquarema, 3557, no bairro Porto da Roça (ao lado do Restaurante Parma). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas.