A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) divulgou na última semana o Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF 2021. O documento mostra um panorama dos municípios brasileiros e os principais desafios das gestões municipais. O índice é inteiramente construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras. Essas informações são disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

O IFGF é composto por quatro indicadores: IFGF Liquidez, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Autonomia e IFGF Investimentos. A leitura dos resultados é simples, pois a pontuação varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município.

Nesta edição, o Município de Saquarema atingiu a nota 0.7740, considerada Boa Gestão no índice geral. Em 2019, o índice era de 0.6795. Já nas notas específicas, o destaque deste ano vai para duas notas 1.0000 em Gastos com Pessoal e Liquidez. Em investimentos, a nota obtida foi 0.9383. Já em 2019, o índice era de 0.5966.

“Em uma semana, dois órgãos diferentes comprovaram a boa gestão do município de Saquarema. Após receber o Prêmio Band Cidades Excelentes, tivemos notícia do Índice Firjan de Gestão Fiscal, onde Saquarema ficou em 8° lugar no Estado do Rio e em 785° lugar no quadro nacional. Estamos entre as melhores gestões do país e isso é fruto de uma administração feita com trabalho e respeito ao contribuinte e aos nossos servidores”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Com base em dados oficiais, a análise das contas do ano de 2020 mostra que o quadro fiscal da maioria dos municípios do país ainda é preocupante. As circunstâncias adversas, criadas pela pandemia da Covid-19, exigiram uma alocação mais eficiente dos recursos públicos para atender às necessidades básicas da população.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support