A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os números de atendimentos do primeiro trimestre de 2023 do Ambulatório Pediátrico Municipal. A unidade, que funciona na Rua Adolfo Bravo, 38, em Bacaxá (rua do Hospital Porphírio Nunes de Azeredo), oferece diversas especialidades para o público infantil e registrou, no período, mais de 22% de abstenções (faltas) às consultas previamente agendadas.

De 04 de janeiro a 31 de março, o Ambulatório Pediátrico ofertou 3.790 consultas para Pediatria, Neurologia Pediátrica, Ortopedia, Traumatologia, Gastroenterologia, Psiquiatria, Terapia Ocupacional, Pneumologia e Fisioterapia. Destas, 857 pacientes deixaram de comparecer às consultas, apresentando um índice de 22,61% de faltas. O quantitativo é considerado alto e afeta a prestação dos serviços na unidade. Para que outros pacientes possam ser encaixados nas vagas e ninguém seja prejudicado, basta que a necessidade de desmarque da consulta seja comunicada na unidade da Estratégia Saúde da Família – ESF mais conveniente para o responsável.

Atendimento comprometido

“Quando um responsável não leva o seu filho ou filha para a consulta médica, além de faltar com o cuidado com a saúde da criança, tira a vaga de uma outra que realmente precisa da consulta. Entendemos que alguns imprevistos podem ocorrer a qualquer momento, mas queremos conscientizar a população de que a impossibilidade de ir à consulta deve ser comunicada ao Ambulatório, para que possamos tomar providências e abrir agenda para encaixes, por exemplo”, informou a Diretora do Ambulatório Pediátrico, a enfermeira Isabele Cristina.

“O nosso ambulatório pode oferecer em torno de 1.200 consultas por mês, em diferentes especialidades. Só que não estamos atingindo essas metas por causa das faltas. Muitos pais e responsáveis estão marcando as consultas e, no dia, não comparecem e nem avisam a ausência, para que possamos fazer um encaixe de outra pessoa, por exemplo. Essas abstenções atrapalham bastante e comprometem a prestação do serviço à população”, afirmou a Subsecretária Municipal de Saúde, Ana Paula Duarte.

Do total de 1.125 vagas disponibilizadas em janeiro, 846 pacientes compareceram às consultas. Em fevereiro, de 1.013 agendamentos 733 atendimentos foram efetivamente realizados. Já em março, quando foram ofertadas 1.652 consultas, 1.354 se concretizaram. Teoricamente, as desistências não comunicadas previamente, inviabilizaram o atendimento de outras 857 crianças no período.

Criado há um ano, o Ambulatório Pediátrico Municipal centraliza todos os atendimentos. Assim, os pais e demais responsáveis pelas crianças podem contar com todos os médicos, das diversas especialidades disponíveis, em um único local. A marcação de consultas e o atendimento são realizados de segunda a sexta-feira, das 08 às 16 horas.