O estudante Felipe Valeriote, um dos jovens saquaremenses que participaram de uma competição na NASA (Agência Espacial Norte Americana), está seguindo com seu projeto e, desta vez, terá a oportunidade de continuar sua pesquisa na Alemanha. Felipe, que era integrante do Projeto Alpha, teve que deixar o grupo para dar prosseguimento aos estudos e pesquisas.

Durante a competição da NASA, Felipe foi convidado a participar da equipe Space Troopers, com sede em São Gonçalo, na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, e assim, poder continuar com seu projeto de Educação e Iniciação Científica para alunos carentes da rede municipal de educação.

“Quando estivemos no Alabama, EUA, representantes do International Space Education Institute, com sede na Alemanha, me convidaram para desenvolver novos projetos das equipes internacionais na cidade de Leipzig. Lá, vou ajudar a desenvolver novos veículos espaciais, além de sondas e demais equipamentos. Tudo o que eu ver e aprender na Alemanha, terei que trazer para aplicar em Saquarema. Como a Equipe Alpha era específica para o projeto do Rover, aceitei este novo desafio”, declarou o estudante.

Mesmo indo estudar em São Gonçalo, Felipe Valeriote continuará com sua base em Saquarema. Segundo o estudante, há a ideia de criar um polo científico na cidade, que será a sede dos projetos internacionais e local onde os alunos da rede municipal de educação de Saquarema poderão aprender mais sobre Astronomia, Astronáutica e demais ciências, como Física e Matemática.

“Estamos muito contentes por ver que nossos jovens estão seguindo suas pesquisas científicas. Não temos, neste momento, uma forma legal do Município ajudar financeiramente os jovens que queiram fazer pesquisas ou desenvolver projetos científicos. Já iniciamos as discussões para propor um Projeto de Lei que busque fomentar o conhecimento científico em Saquarema. Queremos fazer com que a cidade seja conhecida não só pelo surf, mas por ser um celeiro de grandes pesquisadores”, disse a Prefeita Manoela Peres.

Felipe seguirá para a Alemanha no dia 15 de julho. Por enquanto, o estudante segue cuidando da documentação para a viagem e arrecadando recursos para seu projeto. Além disso, segue ministrando palestras para os estudantes do município.