As representantes do Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho da Silva participaram nessa quinta-feira, do “V Colóquio dos Centros Especializados em Reabilitação”, em Niterói.  No evento, puderam participar de um debate a respeito do fluxo da RCPcD (Rede de Cuidados com a Pessoa com Deficiência), com os componentes da rede.

O objetivo do evento, que é anual, é promover uma discussão dos processos de implantação da RCPcD. Neste ano, teve como uma das principais perguntas “Quem é o paciente da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência?”. Para a maior articulação do Segmento da Rede e dos Centros Especializados, o evento teve o foco voltado à atenção básica, os Programas Médicos de Família (PMF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Outros temas como “Fluxos e direcionamento da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência”, “Parâmetro Assistenciais e tempo médio de permanência no tratamento” e “O Projeto Terapêutico Singular e a Intersetorialidade” também foram abordados amplamente ao longo do dia.

O Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho da Silva é composto por uma equipe profissional multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, dentre outros. Realiza os atendimentos em espaços com estrutura adaptada e acessível, ambientes seguros, aconchegantes, práticos e funcionais, com equipamentos novos e modernos, garantindo eficiência e qualidade no tratamento e desenvolvimento dos usuários.

A unidade foi criada para auxiliar no cuidado e na habilitação/reabilitação. Para isso, são preparados, considerando as principais necessidades e especificidades de cada usuário, um conjunto de medidas, ações e serviços para desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e desempenho de todos, com o objetivo de desenvolver potencialidades, habilidades e aptidões, que contribuam para a conquista da autonomia e participação social em igualdade de condições e oportunidades.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support