Enfermeiras da Equipe de Saúde da Família e a Coordenação de Hanseníase de Saquarema estiveram presentes em uma palestra de capacitação, que aborda amplamente o tema da hanseníase. O evento ocorreu nesta quarta-feira (21/08), na Câmara de São Pedro da Aldeia.

A hanseníase é uma das doenças mais antigas da história. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa a 2ª posição do mundo entre os países que registram casos novos. Ela é uma doença crônica, transmissível por tosse ou espirro, por meio do convívio próximo e prolongado com uma pessoa doente sem tratamento. A hanseníase tem capacidade de ocasionar lesões neurais, fazendo com que doença tenha um alto poder incapacitante, acometendo pessoas de ambos os sexos, de qualquer idade. 

A palestra consistiu em capacitar os profissionais de saúde para que possam melhor identificar e informar aos pacientes sobre os sintomas e o tratamento da doença, diminuindo, dessa forma, a quantidade de casos de hanseníase nas cidades e educando, permanentemente, os profissionais da Saúde.